Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR aprova retomada presencial para o calendário letivo de 2022

UTFPR aprova retomada presencial para o calendário letivo de 2022

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

A decisão do retorno ao presencial foi tomada levando em conta os altos índices de vacinação contra Covid-19 no Brasil e a queda dos números relativos à doença no Paraná e no país
publicado: 29/11/2021 11h39 última modificação: 03/11/2022 13h24

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná retoma as aulas presenciais a partir de 3 de março de 2022, início do próximo semestre letivo. A decisão foi tomada no Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep), formado por integrantes dos 13 campi da universidade, professores e técnicos. A instituição também irá manter o ensino híbrido e remoto, no entanto para situações específicas. As modalidades presencial, híbrida e remota valem para cursos de graduação, técnicos e dos centros acadêmicos de línguas estrangeiras.

A decisão do retorno ao presencial foi tomada levando em conta os altos índices de vacinação contra Covid-19 no Brasil, bem como a queda dos números relativos à doença no Paraná e no país: novos casos, internamentos e mortes.

A partir do dia 1º de dezembro os setores administrativos do campus Curitiba da UTFPR voltam a funcionar normalmente, sem regime de escalas ou horários diferenciados. A partir do ano que vem os Restaurantes Universitários também retomam o atendimento à comunidade acadêmica. Durante a pandemia os RUs permaneceram fechados e os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica foram atendidos por auxílios e entregas de cestas básicas.

Aulas remotas e híbridas

As aulas híbridas terão até 40% da carga horária em atividades assíncronas, ou seja, sem conexão ao vivo com o docente. Na modalidade remota, 50% da carga é de encontros não presenciais síncronos, o que significa aulas em que o professor está conectado, ao vivo.

Para a oferta destas modalidades é preciso atender uma das seguintes situações: afastamento em decorrência de fatores de risco da Covid-19, por comorbidades; inviabilidade de atendimento presencial, ouvida a coordenação de curso ou chefia do departamento, a critério da Diretoria de Graduação (Dirgrad); ou oferta em rede, quando há acordo prévio entre duas ou mais coordenações de diferentes campi, ou intercampus, quando há vagas para mais de um campus.

Para mais informações acesse a notícia abaixo:

Aprovado regulamento para diferentes regimes de ensino em 2022