Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR Câmpus Curitiba abre VIII Seminário de Educação a Distância (SEDU)

UTFPR Câmpus Curitiba abre VIII Seminário de Educação a Distância (SEDU)

publicado: 25/10/2017 13h20 última modificação: 26/10/2017 15h45

O cenário tecnológico está entre os temas centrais do VIII Seminário de Educação a distância (SEDU) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que começou na manhã desta quarta-feira (25/10). O evento, que vai até quinta (26/10) foi aberto no auditório principal da sede Centro do Câmpus-Curitiba e contou com a presença de diversas autoridades.

Compuseram a mesa o Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Prof. Ms. Cesar Alfredo Cardoso; o Diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Alexandre de Almeida Prado Pohl; a Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal (GPM), Prof. Dra. Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza; o Reitor da UTFPR, Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti; o Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, Prof. Dr. Cezar Augusto Romano; o Assessor de Ensino a distância, Prof. Carlos Eduardo Cantarelli;  o Coordenador do curso de Especialização em Informática Instrumental Aplicada à Educação (Câmpus Cornélio Procópio), Prof. André Luis dos Santos Domingues; e o Coordenador da especialização em Tecnologias,  Comunicação e Técnicas de Ensino (TCTE) - Prof. Dr. Marcos Vinicius Santos Kucharski.

O Diretor do câmpus lembrou que a educação brasileira está em constante mudança e que o tema "Educação à distância" é um dos que mais têm impulsionado as discussões acerca destas transformações. Primeiro, porque a tecnologia tem modificado o mundo - a exemplo do big data e da inteligência artificial - e o ensino EAD se alinha a esta nova cena. O segundo ponto mencionado foi o aumento da expectativa de vida, que demanda uma capacitação de qualidade para pessoas mais velhas que muitas vezes já estão inseridas no mercado e não têm muito tempo para estar em sala de aula.

O Reitor mencionou o contexto político-econômico difícil pelo qual passa o Brasil e defendeu que o Ensino à Distância precisa estar na matriz orçamentária do Estado para continuar crescendo. "A bancada da educação é composta por grandes nomes da rede privada de educação. Nosso desafio é cada vez maior", disse.

A abertura solene foi seguida de uma palestra com o Prof. Dr. Marcus Vinícius Santos Kucharski, que falou sobre Tecnologia na Educação. Marcus comentou o atual contexto da tecnologia nas salas de aula e reforçou que, nas circunstâncias educacionais presentes, é fundamental que o professor reinvente sua atuação para alcançar a atenção dos seus alunos. "A tecnologia deve ser uma maneira de a gente mudar nossas perguntas, nossa forma de olhar o mundo, e não as respostas. Deve ser sempre um meio, e não um fim", ressaltou durante a palestra que foi transmitida ao vivo pela internet.