Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR Câmpus Curitiba promove III Seminário de Pesquisa em Letras

UTFPR Câmpus Curitiba promove III Seminário de Pesquisa em Letras

publicado: 07/12/2017 13h09 última modificação: 07/12/2017 14h12

A UTFPR Câmpus Curitiba está promovendo o III Seminário de Pesquisa em Letras, que tem por objetivo salientar as pesquisas científicas de professores e alunos da Universidade. A abertura teve início nesta quarta-feira (06/11) às 09h40 e tem fim previsto para sexta-feira dia 08/11, com encerramento das atividades em um Sarau de Letras às 17h20.

Ainda na abertura, o Professor Arilson Pereira do Vale, integrante do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da UTFPR (DAESO), ministrou uma palestra acerca dos fundamentos filosóficos da Ética, visando evidenciar o papel da disciplina dentro do meio acadêmico. Em sua vez, Arilson apresentou o objeto de estudo da Ética, a Moral. Logo depois, conceituou ambas, dizendo que a Ética é o estudo reflexivo do comportamento social, é não normativa e também se comporta como a teoria ou ciência do comportamento Moral. Por sua vez, Moral seria a normatização, a padronização dos comportamentos lícitos e ilícitos de um coletivo, visa propor punições para quem não atende às regulamentações, principalmente na área de Direito.

Dentro de ambas áreas, há relações com outras filosofias e ciências, como explicou o Professor. Na Ética, há a possibilidade de ser interligada à Psicologia – esclarece as condições internas, psíquicas do ato moral, Sociologia e Antropologia, História e Economia. Já a Moral se entrelaça com a religião, pois é normativa também; Política, Direito, Ciência como um todo, buscando um viés de neutralidade; e com o Trato Social.

Depois da fala de Arilson, a Professora Maria Sara de Lima Dias, também do DAESO, fez uma discussão a respeito de debates na pesquisa científica e acadêmica.

Para acompanhar a programação completa e adquirir mais informações sobre o evento, segue o link da publicação feita na página no Facebook do Diretório Acadêmico de Letras (DALET UTFPR CT):