Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR campus Curitiba se reúne com entidades esportivas para firmar parcerias
conteúdo

Notícias

UTFPR campus Curitiba se reúne com entidades esportivas para firmar parcerias

PARCERIA

O objetivo é estabelecer projetos de extensão que envolvam vários cursos do campus em projetos de inclusão social e idealizar projetos de requalificação e revitalização de equipamentos públicos desportivos
publicado: 01/11/2021 19h26 última modificação: 03/11/2022 13h25
Exibir carrossel de imagens Diretora Rossana Finau da UTFPR campus Curitiba e professores dos Departamentos Acadêmicos de Educação Física e Arquitetura e Urbanismo recebem o ex-jogador de volei de praia Emanuel Rego e membros da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. (Foto: Ascom-CT)

Diretora Rossana Finau da UTFPR campus Curitiba e professores dos Departamentos Acadêmicos de Educação Física e Arquitetura e Urbanismo recebem o ex-jogador de volei de praia Emanuel Rego e membros da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. (Foto: Ascom-CT)

Nesta quinta (28) foi realizada reunião remota com a Direção-Geral da UTFPR campus Curitiba e membros da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) com o objetivo de firmar parceria para o desenvolvimento de projetos sociais para a inclusão do atletismo para comunidade da região próxima à Sede Neoville, onde o curso de Bacharelado de Educação Física está localizado.

Além de Rossana Finau, diretora da UTFPR campus Curitiba, de Fabio Stinghen, chefe do Departamento de Educação Física e Ricardo Silva, membro da equipe da Diretoria de Relações Empresariais (DIREC), participaram da reunião, Wlamir Mota Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Cláudia Schneck de Jesus, árbitra de atletismo que faz parte do projeto Curitiba 2035, Edgar Zanon Junior, diretor de Esporte da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Ubiratan Martins Junior, presidente da Federação Paranaense de Atletismo (FPA) e George Cordeiro, técnico da seleção permanente de atletismo de Curitiba.

Segundo Wlamir Campos, a intenção é que a parceria possa fomentar a prática da modalidade, considerando o atletismo como ferramenta de inclusão e transformação social, revelando talentos, com formação de base até alto rendimento de atletas para competições. Definiu a pista existente na Sede Neoville como uma ‘tela em branco’ e que há grandes chances de se obter recursos financeiros para sua revitalização.

George Cordeiro, que atualmente coordena o Projeto de Extensão de Atletismo Social da UTFPR juntamente com o professor Fabio do DAEFI, comenta que a região é muito precária e carente, com muitas necessidades. Aponta ainda que o atletismo é um esporte democrático, pois dentre a modalidade, há várias outras submodalidades além da corrida e suas várias categorias, como o salto em distância e altura, lançamento de peso, dardo, etc.

Claudia Schnek, que também faz parte da CBAT, afirma que ações sociais que envolvam o esporte, tiram crianças das drogas e da prostituição e possibilitam a descoberta de novos talentos.

Professor Fabio, chefe do DAEFI, ressalta a importância desse projeto, pois será possível dar protagonismo aos estudantes do curso de Educação Física, capacitando os acadêmicos, tantos de graduação quanto de pós-graduação, na área de atletismo.

A diretora Rossana Finau considerou o projeto viável, pois em breve uma nova licitação será realizada para a contratação de uma empresa de manutenção para promover melhorias na estrutura já existente. Destacou também a participação de nossos alunos como oferta de recursos humanos assim como a possibilidade de contemplar a inclusão de paratletas com deficiência auditiva, visual e motora.

Ainda pretende-se, futuramente, promover uma competição regionalizada, utilizando a estrutura revitalizada e os recursos humanos técnicos aprimorados durante o desenvolvimento do projeto.

Os próximos passos para a efetivação desta parceria entre as entidades é realizar uma visita técnica ao local e estabelecer os termos de cooperação e de extensão para sua realização.

Entidades discutem a revitalização de equipamentos desportivos na cidade

E na sexta (29), a diretora Rossana Finau e o professor Fabio Stinghen, chefe do  Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI), receberam para um encontro presencial em gabinete, o jogador de vôlei de praia e campeão olímpico, Emanuel Rego, Emilio Antonio Trautwein, Secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Luiz Fernando Cordeiro, assessor da SMELJ, José Alberto de Campos, membro da Assessoria Técnica da Superintendência Geral de Esportes/Paraná Esporte juntamente com Isabel Borba e Orlando Ribeiro, respectivamente, coordenadora e professor do Curso de Graduação do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) para discutir como viabilizar a revitalização de antigos equipamentos desportivos na cidade de Curitiba e região.

O secretário Emilio informou que o projeto se dará em dois momentos. O primeiro deles será em torno da revitalização de antigos equipamentos desportivos, como já está acontecendo com o Ginásio do Tarumã, que visa transformar aquele ambiente em um polo gerador de atividades esportivas e de lazer. Na sequência, será o de estabelecer uma relação com o Curso de Educação Física para estimular os acadêmicos a se capacitar para inserções nas  modalidades desportivas. Isso será possível por meio da aproximação entre as instituições públicas em parcerias em nível federal, estadual e municipal para fomentar projetos sociais.

Professor Orlando (DEAAU), que já desenvolve o projeto de retrofit do Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Tarumã, apontou a necessidade de estruturar um laboratório de projetos de arquitetura voltado para suprir as demandas necessárias para modernizar as instalações desportivas do Estado e que aconteça o repasse de verbas para pagamento de bolsas aos estudantes assim como a aquisição de equipamentos e softwares para atender esses projetos estruturais de modernização. Professora Isabel, atual coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do DEAAU, entende que esse tipo de projeto de requalificação e revitalização de equipamentos públicos pode muito bem suprir as necessidades, bem como potencializar as atividades de extensão do Curso.

Professor Fabio do DAEFI, esclareceu que esse projeto vem de encontro às mudanças de matriz curricular implementadas no curso de Educação Física, pois menos de 10% dos egressos trabalham com esportes de competição e de quadra. Comenta também que os estudantes do curso podem contribuir para que os desenvolvedores de projeto possam melhor adequar os espaços esportivos em função do que é necessário àquela modalidade.

O jogador Emanuel, figura de destaque no esporte nacional e mundial, enalteceu a possiblidade de parceria entre as entidades à favor da ‘esportização’. Ele se coloca à disposição para, com o uso de sua imagem junto a UTFPR, realizar ações no desenvolvimento e promoção do esporte.

A diretora Rossana se mostrou favorável a parceria e entende que esse projeto seria um convênio tripartícipe de extensão, entre a UTFPR e os governos estadual e municipal. O assessor José Roberto informou que é possível haver recursos da iniciativa privada para suprir financeiramente parte do projeto e da execução das obras.

A próxima etapa será agendar uma reunião conjunta entre a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (FUNTEF-PR), a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e os Departamento de Educação Física e de Arquitetura e Urbanismo para verificar os termos para essa atividade de extensão, assim como uma visita à estrutura do curso de Educação Física na Sede Neoville.