Notícias
UTFPR Câmpus Curitiba sedia workshop sobre Criptomoedas e Blockchain
Nesta terça feira (21/11), ocorreu no auditório da UTFPR Câmpus Curitiba, o Workshop de Criptomoedas e Blockchain. A palestra contou com a presença de seis palestrantes: Prof. Dr. Emilson Ribeiro, Hugo Trombini, Nicholas Leviski, Paula Berman, Prof. Dr. Ricardo Fernandes Silva e Prof. Dr. Walmor Cardoso Godoi, coordenador do curso de Radiologia.
Em uma de suas falas, o professor Ricardo Fernandes, do Departamento de Física da UTFPR, Câmpus Curitiba, explicou sobre o funcionamento da primeira criptomoeda global denominada bitcoin, criada entre o final de 2008 e início de 2009. A explicação contou com a demonstração de uma simulação de como funcionam as transações e confirmações no Blockchain, as criptomoedas são diferentes das moedas fiduciárias, pois são totalmente eletrônicas e não há um emissor central.
Além disso, O professor Emilson Ribeiro listou as facilidades do bitcoin, das quais permitem o usuário a fazer transações rápidas, seguras e de baixo custo; não é necessário um banco para realizar essas tarefas; e é aceito como moeda (meio de troca) em vários lugares do mundo. Logo depois, foram apresentadas algumas altcoins, como Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple, Monero, Waves, Dash apontando as principais diferenças tecnológicas entre elas.
Todavia o Workshop abrangeu os temas:
- Introdução a tecnologia e ao ecossistema das Criptomoedas: Bitcoins e Altcoins, apresentado pelo Prof. Dr. Emilson Ribeiro
- A Tecnologia Blockchain: Por trás das Criptomoedas, apresentado pelo Prof. Dr. Ricardo Fernandes;
- Mineração e Investimentos, apresentado pelo financista Hugo Trombini;
- A Ascensão das Criptomoedas e suas Implicações Econômicas para o Mercado, apresentado pelo International Ambassador at Foundation for Economic Education Nicholas Leviski;
- A Tecnologia Blockchain: Aplicada à Democracia, apresentado pela desenvolvedora Paula Berman;
- A Tecnologia Blockchain: Aplicada à Saúde apresentado pelo Prof. Dr. Walmor Cardoso Godoi;
O evento contou também com a presença de muitos participantes, foi aberta ao público e totalmente gratuito.