Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR-CT ofertará disciplina para combate à desinformação

UTFPR-CT ofertará disciplina para combate à desinformação

ENSINO

Comunicação e Educação, do curso de Comunicação Organizacional, trabalha com educação midiática
publicado: 03/10/2023 15h17 última modificação: 03/10/2023 15h17
A disciplina partiu de um projeto de extensão que foi realizado em escolas públicas de ensino fundamental de Curitiba (Foto:  Letramento e Educação Midiática).

A disciplina partiu de um projeto de extensão que foi realizado em escolas públicas de ensino fundamental de Curitiba (Foto: Letramento e Educação Midiática).

O curso de bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR Curitiba ofertará uma nova disciplina optativa a partir do primeiro semestre de 2024 para combater notícias falsas. O principal objetivo da disciplina “Comunicação e Educação” será trabalhar aspectos da educação midiática no enfrentamento dos males que a desinformação tem provocado na sociedade, além de levantar a importância da extensão universitária e seus benefícios, tanto para a formação dos estudantes quanto para a comunidade. Discentes poderão cursá-la, a partir do segundo semestre de estudo.

A educação midiática busca capacitar as pessoas para a compreensão das mensagens e seus propósitos, habilitando-as a filtrar e verificar informações em fontes confiáveis. Além disso, busca capacitar os indivíduos a produzir conteúdo de forma responsável, assumindo um papel ativo como cidadãos conscientes.

“Países, organizações e pessoas têm sofrido danos significativos – para a democracia, saúde, reputação, estabilidade emocional, etc. – por conta de informações distorcidas, manipuladas ou totalmente inverídicas que circulam,  sobretudo, nas redes sociais”, avalia Elza Aparecida De Oliveira Filha, professora responsável pela disciplina.

Extensão

A disciplina partiu de um projeto de extensão piloto coordenado pela professora Elza. “Utilizamos conceitos e ferramentas de educomunicação para abordar aspectos da problemática das fake news em escolas públicas de ensino fundamental de Curitiba, concentrando-nos em estudantes do quinto ao sétimo ano”, explica Mariana de Mello Borges, participante da primeira edição do Projeto de Extensão - Letramento e Educação Midiática: Abordagens sobre fake news em escolas públicas de Curitiba.

O projeto está de acordo com outro objetivo da disciplina, a contribuição para a divulgação do curso de Comunicação Organizacional, especialmente entre os estudantes do ensino médio. Os principais tópicos de estudo abordados incluem a análise da comunicação contemporânea e suas características, destacando a mudança da comunicação de massa do século XX para o atual sistema de comunicação de muitos para muitos, onde todos são potenciais produtores de conteúdo.

A disciplina aborda a caracterização do atual ecossistema de desinformação, o reconhecimento das fake news e os processos de curadoria da informação. As oficinas oferecidas no projeto de extensão pretendem ser ampliadas com a nova disciplina.