Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR-CT promove ações na Semana da Sustentabilidade

UTFPR-CT promove ações na Semana da Sustentabilidade

Iniciativa procurou conscientizar estudantes e funcionários
publicado: 30/10/2023 16h44 última modificação: 30/10/2023 16h44
Bebedouro interditado para o “Dia Sem Água” (Foto: ASCOM-CT).

A UTFPR realizou, entre os dias 23 a 28, a “Semana da Sustentabilidade” em todos os campi da universidade. Em Curitiba, o evento foi coordenado pela Assessoria de Sustentabilidade, que dedicou os dias 25 e 26 para ações simbólicas para conscientização de estudantes e funcionários a respeito de temas pertinentes à questão da sustentabilidade.

Na quarta-feira (25), torneiras e bebedouros foram interditados com faixas zebradas para o “Dia Sem Água”. Nesses locais foram fixados, também, cartazes explicando a proposta da ação: gerar reflexão sobre desperdício de água e a necessidade de seu uso racional. Já na quinta-feira (26), algumas lixeiras foram lacradas para o “Dia Sem Lixo”. Dessa vez, a iniciativa procurou chamar a atenção do público para a reciclagem e o descarte adequado de resíduos.

"Em relação às ações de impacto, durante a Semana da Sustentabilidade 2023, a finalidade foi chamar a atenção da comunidade para atividades cotidianas que, por vezes, fazemos sem pensar. O objetivo não foi impedir o acesso total à água, mas sim lembrar do seu uso com parcimônia. O mesmo em relação aos coletores (lixeiras). Somente alguns, em áreas estratégicas foram lacrados para lembrar que o resíduo (lixo) pertence a quem o gerou e é sua responsabilidade cuidar disso até achar uma forma correta de destinação” explica a professora Valma Martins Barbosa, assessora de Sustentabilidade da UTFPR Curitiba.

O objetivo das ações não era o impedimento total da utilização das torneiras, bebedouros e lixeiras, mas apenas criar uma oportunidade de reflexão. Por isso, a Semana da Sustentabilidade foi autorizada pelas direções dos campi envolvidos que realizaram as atividades de acordo com as normas estabelecidas pela gestão.