Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR-CT sedia entrega de prêmio nacional de Arquitetura

UTFPR-CT sedia entrega de prêmio nacional de Arquitetura

Equipe do campus Curitiba ficou em segundo lugar
publicado: 01/11/2023 15h32 última modificação: 06/11/2023 15h32
Equipe ganhadora e professores do DEAAU (Foto: Cristiano K. Poll)

A sede Ecoville do campus Curitiba recebeu a cerimônia de entrega dos prêmios do 16º Concurso do Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA). A competição foi dirigida a estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo país, que nessa edição recebeu 160 inscrições (com equipes de 2 a 4 integrantes). A equipe da UTFPR conquistou o segundo lugar geral.

Ganhadores do concurso de outros estados e estudantes de Arquitetura e Urbanismo de outras universidades participaram da cerimônia. A solenidade também correspondeu a um projeto de extensão da professora Thaís Saboia Martins, do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) e orientadora da equipe curitibana, juntamente com a professora Karina Pimentel.

“Esse prêmio orgulha a comunidade acadêmica. O desempenho dos nossos discentes na competição nacional demonstra a qualidade da educação ofertada e o potencial do curso de Arquitetura e Urbanismo. Recepcionar o evento de premiação da 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura foi uma alegria pois engajou estudantes e docentes tornando a conquista da equipe cada vez mais coletiva, além de ter oportunizado a interação com outras escolas de arquitetura”, comemorou a coordenadora Márcia Prestes.

O evento aconteceu no Auditório do Ecoville. Estiveram presentes o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler; a diretora-geral do campus Curitiba, Rossana Finau; o secretário de bacharelados e licenciaturas, Rodrigo Villanova; a chefe do DEAAU, Stella Bezerra; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcia Prestes, professores do DEAAU; representantes da CBCA, que fizeram a entrega das premiações, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Premiados

O tema desta 16ª edição do concurso da CBCA foi "educação de qualidade". Após receber as placas comemorativas em alusão a sua respectiva colocação, as equipes faziam uso da palavra e do projetor para apresentar seus projetos.

• O primeiro lugar foi conquistado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). A equipe foi composta pelos estudantes João Miguel Suguihara e João Gabriel Oliveira; e orientada pelo professor Felipe de Souza Noto.
  • O segundo lugar pertence à equipe do campus Curitiba. Estudantes Gustavo Ribas Azzolini, Juliana do Vale Tojal, Thiago Biazus Danieleski e Tiago Beithum Galdeano; e as professoras orientadora Thaís Saboia Martins e co-orientadora Karina Scussiato Pimentel.
  • O terceiro lugar foi para a equipe da Universidade Paulista (UNIP) - única universidade particular a ser premiada. A equipe era dos estudantes Gabriel Bignotto, Gabriela Coutinho, João Pedro Caetano e Murillo Pereira; orientada pelo professor Renato de Medeiros.
  • E houve menções honrosas à equipe da UFPR (estudantes Gabriela Baggio, Renata Leite, Amanda de Oliveira e Radmyla Nunes; orientadora profa. Lisana Schmitz e co-orientadora profa. Maria Leoni Schmid);
  • E à equipe da UFSC (estudantes Miguel Bittencourt, Arthur Santos e Pedro de Borba; orientados pelo prof. João Paulo Serraglio).

Centro Brasileiro de Construção em Aço

O CBCA é uma organização sem fins lucrativos composta por empresas fabricantes e comerciantes de aço, que promove o uso desse material na construção por meio de diversas ações. O CBCA oferece cursos de iniciação científica, pós-graduação, possui imprensa especializada no assunto e promove concursos como esse.