Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR Curitiba recebe evento nacional de faixas pretas de Karatê Wadô-Ryu

UTFPR Curitiba recebe evento nacional de faixas pretas de Karatê Wadô-Ryu

Gashuku Nacional poderá ser acompanhado por estudantes de Educação Física
publicado: 18/12/2023 11h48 última modificação: 18/12/2023 11h48
Gashuku de Karatê Wadô-Ryu Renmei do Brasil em Dois vizinhos

Entre os dias 2 e 4 de Fevereiro de 2024, a UTFPR campus Curitiba vai sediar o Gashuku Nacional de faixas pretas de Karatê Wadô-Ryu Renmei do Brasil. Irão participar faixas pretas e professores de karatê de todo o Brasil praticantes do estilo Wadô-Ryu. O evento será realizado na sede Centro e os acadêmicos de Educação Física da UTFPR terão a oportunidade de obter horas complementares ao participar das atividades.

São esperados aproximadamente 100 faixas pretas praticantes de karatê do estilo Wadô-Ryu, professores de academias e de projetos sociais de todo o Brasil, que alcançam milhares de crianças, inclusive no Paraná. Os comandos técnicos e práticos do Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu serão ministrados pelo Mestre Sergio Takamatsu (faixa preta 7° Dan de Karatê), que é filho do Mestre Koji Takamatsu, o precursor do estilo Wadô-Ryu no Brasil. Koji Takamatsu imigrou para o Brasil em 1956, deixando o Japão, onde foi aluno do Gran Mestre Hironori Otsuka (criador do estilo Wadô-Ryu).

Loir da Costa é o mestre de karatê responsável pela organização do evento na capital paranaense. Natural do sudoeste do Paraná e professor de karatê há mais de 20 anos, Loir - que foi aluno do mestre Koji Takamatsu - afirma que “estamos muito felizes pela parceria com a UTFPR para possibilitar que os acadêmicos de Educação Física presenciem o que é um Gashuku. Serão três dias de treinamentos intensos”, afirma.

O que é o Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu Renmei?

De acordo com Loir, a palavra japonesa Gashuku significa “todos sob o mesmo teto” e é usada pelos karatecas para se referir a um retiro ou evento onde aprimora-se a técnica esportiva dos praticantes e professores, estimulando o potencial individual por meio de intenso treino e esforço coletivo. Ele explica que o Wadô-Ryu é um estilo de karatê que foi criado na década de 1930 no Japão, pelo mestre Hironori Otsuka, que mesclou elementos do jiu-jitsu Yoshin-ryu ao karatê que aprendeu diretamente do mestre Gichin Funakoshi, considerado o pai do karatê moderno. Diferentemente de outros estilos do karatê, o Wadô-Ryu preza não apenas pelo desenvolvimento da técnica e das habilidades físicas, mas também pela harmonia consigo mesmo e com o mundo exterior: “o conceito filosófico do karatê Wadô-Ryu é a busca pela paz e harmonia interior, do equilíbrio espiritual e físico”, relata Loir.

O Gashuku Nacional de faixas pretas Wadô-Ryu é um evento que anualmente reúne faixas pretas no karatê Wadô-Ryu de todo o Brasil para uma série de treinamentos e eventos que tem como objetivo a troca de experiências e o crescimento individual e coletivo dos praticantes da arte marcial. O Gashuku, que acontece há cerca de 50 anos, já ocorreu em cidades como Gramado, São Paulo, Dois Vizinhos, Álvares Machado e Caxias do Sul e há 30 anos não acontece em Curitiba.

Participe!

Os acadêmicos de Educação Física da UTFPR campus Curitiba poderão assistir o evento e até mesmo atuar na equipe de apoio em troca de horas complementares. Para inscrever-se, basta mandar um e-mail para o endereço stinghen@utfpr.edu.br solicitando a permissão para participar do Gashuku, seja para apenas acompanhar ou trabalhar na equipe de apoio à organização. Estudantes que integrarem a equipe de apoio receberão horas complementares, enquanto os estudantes que acompanharem o evento receberão um Certificado de Evento de Extensão. As inscrições estão abertas até dia 30 de janeiro de 2023. Apenas acadêmicos do curso de Educação Física terão a possibilidade de participar do evento.