Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professora da UTFPR, Câmpus Curitiba, representa Brasil em ​​r​e​latório internacional sobre biodiversidade

publicado: 27/03/2018 15h25 última modificação: 29/03/2018 11h39

A UTFPR e o IPBES

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) é o “IPCC” da Biodiversidade. Da mesma forma que o IPCC, o IBPES é um órgão independente, coordenado por quatro agências da ONU para atender às demandas das nações (129 países membros) por subsídios científicos para a tomada de decisão que envolva questões sobre a conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos necessários para o bem-estar do ser humano. Para isto o IPBES tem entre suas tarefas o desenvolvimento de relatórios com base em todos os sistemas de conhecimento disponíveis (exemplo: científico e também local e indígena). O primeiro relatório publicado foi sobre polinizadores, em 2016. No dia 23 de março, os quatro relatórios regionais (Américas, África, Europa, Ásia e Oceania foram aprovados em plenária pelos países membros. Cientistas de todo o mundo trabalharam voluntariamente por três anos nestes relatórios que apresentam um diagnóstico do estado atual, tendências, cenários futuros e opções de governança para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicas nas quatro regiões do globo.

O Relatório para as Américas contou com aproximadamente uma centena de cientistas onde dez são de instituições brasileiras e foram indicadas pelo Itamaraty. Dentre elas, está a UTFPR, representada pela Prof.ª Tatiana Gadda (UTFPR, Câmpus Curitiba), que integrou o relatório na posição de “Lead author”. O Relatório das Américas esclarece que em um cenário futuro “business as usual” as mudanças climáticas serão o fator que mais afetará negativamente a biodiversidade para o ano de 2050 somando-se ás pressões impostas pela mudança de uso do solo (hoje a maior causa de perda de biodiversidade). O Relatório das Américas conclui que a contínua perda de biodiversidade (estimada para 2050 em 40%) poderá colocar em risco os resultados já alcançados na região em alguns dos ODS, como também de alguns dos objetivos, metas e aspirações internacionais relacionadas à mudança climática.

Mais informações podem ser obtidas na página do IPBES https://www.ipbes.net/

A prof.ª Tatiana Gadda recebeu seu PhD em “Earth and Human Environmental Science” pela Universidade de Chiba, Japão. Foi também pesquisadora – na Unidade de Desenvolvimento Internacional e Planejamento Regional (RCast) da Universidade de Tóquio, Japão. De 2006 a 2008, a prof.ª Tatiana trabalhou no Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (UNU IAS) onde fez pós-doutorado no programa urbano. Neste período coordenou o Programa Urbano da UNU – IAS como Senior Programme Administrador. Em seu pós-doutorado pesquisou sobre os desafios da agenda verde para centros urbanos através da análise dos padrões de consumo de serviços ecossistêmicos. Tatiana, desde 2010 é prof.ª do Departamento de Construção Civil da UTFPR, Câmpus Curitiba. É membro científico do IBPES e do BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos).