Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR ganha prêmios no maior evento de robótica da América Latina
conteúdo

Notícias

UTFPR ganha prêmios no maior evento de robótica da América Latina

ROBÓTICA

Equipes da UTFPR subiram ao pódio em duas categorias de competições de robôs e em dois concursos de teses e dissertações
publicado: 09/11/2022 10h21 última modificação: 11/11/2022 10h17
Exibir carrossel de imagens A equipe UTBot@Home se qualificou para participar do mundial de 2023. (Foto:LASER/UTFPR)

A equipe UTBot@Home se qualificou para participar do mundial de 2023. (Foto:LASER/UTFPR)

Integrantes do Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná participaram do Robótica 2022 entre os dias 17 e 22 de outubro. O evento é um dos maiores de robótica e inteligência artificial da América Latina e foi realizado no Campus da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo, São Paulo. As equipes da UTFPR conquistaram duas medalhas de bronze nas competições de robótica e outras duas de bronze na competição de dissertações e teses.  

“A atuação contínua dos professores associados ao LASER em suas orientações de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses permite o desenvolvimento de robôs e algoritmos que obtêm destaque nestas competições. É fruto de muitos anos de pesquisa, de muitos estudantes orientados pelos professores do LASER (...). A UTFPR começa a ser reconhecida como um polo de desenvolvimento de soluções de robótica e inteligência artificial no país e, através de convênios e cooperações, começa também a ser reconhecida internacionalmente”, comemora o professor João Alberto Fabro, coordenador do LASER.

Neste ano o Robótica voltou a ser realizado presencialmente, depois de dois anos no modelo remoto, devido à pandemia. O encontro contou com mais de 400 atividades, como competições, workshops e apresentações científicas. 

Competições

As equipes do  LASER/UTFPR participaram em três categorias da Competição Brasileira e Latino-Americana de Robótica: a Robocup@Home (robôs nas casas das pessoas), a IEEE Very Small Size Soccer (VSSS-futebol de robôs muito pequenos) e a Soccer Simulation 3D (futebol de robôs simulados tri-dimensionais, em colaboração com a UFPR).  

A equipe Capivara3D (que competiu no Simulation 3D) era formada por integrantes da UTFPR e da UFPR e conquistou o terceiro lugar nacional, ganhando o direito de participar do campeonato mundial do ano que vem. 

A equipe UTBot@Home, de robôs de serviço, também alcançou a terceira posição.  O professor  João Alberto Fabro relembra que “a disputa foi muito acirrada. As duas melhores equipes nacionais obtiveram recentemente colocações de destaque na Robocup Mundial de 2022, com primeiro e terceiro lugares no mundial. Então, ao ficar em terceiro lugar nacional, a equipe da UTFPR também pode se qualificar para a participação no mundial de 2023”.

De acordo com Fabro, as equipes de competição de robótica da UTFPR participam de competições deste tipo desde 2009. Nas disputas os robôs são completamente autônomos, não são controlados por controles e os próprios equipamentos precisam tomar as decisões durante as partidas. 

Concursos de teses e dissertações

Dois alunos de pós-graduação da UTFPR tiveram destaque no Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR), com duas medalhas de bronze. O trabalho de mestrado de Jonathan Cerbaro foi considerado o terceiro melhor de robótica do país. Jonathan é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e apresentou o projeto "Exteroceptive Modeling Via Clifford's Algebra for Confined Environment Trajectory of the Movemaster RV-M2 Robot", orientado pelos professores André Schneider de Oliveira e João Alberto Fabro. 

A doutora pelo CPGEI, Vivian Cremer Kalempa, teve o trabalho de doutorado "Decisão Consensual em Sistemas Multirrobôs" considerado o terceiro melhor do Brasil. O projeto foi orientado pelo professor André Schneider de Oliveira. 

De acordo com o professor André, o prêmio leva em conta a relevância da tese ou da dissertação e também o impacto do trabalho na sociedade. “Entendo que os três melhores trabalhos do concurso são relevantes para a comunidade da Robótica, pois representam as melhores teses e dissertações geradas dentre as Universidades da América Latina. A UTFPR se demonstra como uma instituição com formação sólida e relevante na pós-graduação que a levam a sempre ter trabalhos competindo para a obtenção de prêmios e ao reconhecimento dentro das sociedades científicas”, afirma.

Os alunos do LASER também apresentaram trabalhos nos eventos LARS/SBR 2022 (Latin American Robotics Symposium e Brazilian Symposium on Robotics), WRE 2022 (Workshop de Robótica na Educação) e WTDR 2022 (Workshop de Teses e Dissertações em Robótica).

Histórico

Os autores de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial participam do Concurso de Teses e Dissertações do IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS) desde o início do evento, em 2016. Ao todo eles receberam sete premiações: uma menção honrosa, três vezes como segunda melhor dissertação, uma vez como segunda melhor tese, uma vez como terceira melhor dissertação e uma vez como terceira melhor tese.