Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR Mobile: a universidade na palma da sua mão

UTFPR Mobile: a universidade na palma da sua mão

TECNOLOGIA

Aplicativo disponibiliza vários recursos, dentre eles, a carteirinha de estudante
publicado: 15/12/2021 10h39 última modificação: 03/11/2022 13h24
Para utilizar o app no celular, é necessário inserir o login do registro acadêmico e a mesma senha cadastrada no Portal do Aluno ou pelo acesso biométrico. (Foto: Ascom-CT)

Estudantes de graduação e pós-graduação já podem baixar gratuitamente o aplicativo UTFPR Mobile, nas versões para Android e IOS. No app são disponibilizados vários benefícios como:

• A Identificação oficial da UTFPR em formato digital (carteirinha digital para estudantes da UTFPR);
  • Empréstimo de livros na biblioteca do campus;
  • Adquirir refeições e conferir o cardápio de refeições da semana no RU;
  • Acesso ao horário do período  letivo, boletim, histórico acadêmico e matriz curricular;
  • Serviço estudantil.

A plataforma disponibiliza ainda as principais notícias publicadas no Portal. Além do mais, serve como comprovante ao estudante em locais com meia-entrada, como eventos culturais, cinema, teatro, shows e eventos esportivos.

Equipe

O aplicativo começou a ser desenvolvido por iniciativa dos professores Leandro de Almeida, Robison Brito e Rogério Ranthum, em conjunto com os alunos Reinaldo Fernandes e Luiz Felipe Silva, dos campus Dois Vizinhos e Ponta Grossa. Na sequência, a Diretoria de Gestão de Comunicação (Dircom) da UTFPR deu continuidade ao desenvolvimento do protótipo. De acordo com Ranthum, “buscamos criar um aplicativo que pudesse atender todos os quesitos de segurança e realizar a atualização imediata dos dados diretamente do sistema acadêmico. O objetivo é que os alunos tenham acesso à informação de forma rápida e na palma da mão”.

A egressa Izadora de Arruda colaborou com a configuração do design das telas, em parceria com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) para a viabilidade técnica da ferramenta. A universidade institucionalizou o projeto de criação do aplicativo.

Atualmente, a equipe realiza estudos e levanta demandas para implementar novas funcionalidades e melhorias para facilitar o dia a dia dos estudantes.

UTFPR Mobile

O aplicativo pode ser utilizado pelos alunos que ingressaram agora ou ainda não utilizaram o campus presencialmente. O acesso é automático a todas as funcionalidades. Depois de baixar o app no celular, é necessário inserir o login o número de registro acadêmico e a mesma senha cadastrada no Portal do Aluno, ou optar pelo acesso biométrico.

Para baixar o UTFPR Mobile:
App Store

Google Play