Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Vice-Prefeito de Curitiba conhece Estação de Pesquisa em Energia Solar da UTFPR
conteúdo

Notícias

Vice-Prefeito de Curitiba conhece Estação de Pesquisa em Energia Solar da UTFPR

ENERGIA SOLAR

Laboratório de Energia Solar (LABENS) da UTFPR é referência no Paraná e visita discutiu futuras parcerias
publicado: 13/08/2021 17h06 última modificação: 12/11/2022 19h44

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, conheceu a Estação de Pesquisa em Energia Solar da UTFPR (EPESOL) e a Estação de Recarga de Veículos Elétricos, uma das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Energia Solar (LABENS), na última quinta-feira, 12 de agosto. O LABENS da UTFPR é considerado um dos principais grupos de pesquisa do país e é referência no Paraná nesta área.

A visita serviu para discutir a possibilidade de futuras parcerias entre o governo municipal e a universidade em Energia Solar. “Esta foi uma oportunidade de apresentar um pouco da estrutura e das pesquisas que a UTFPR/LABENS desenvolve na área de energia solar e o quanto podemos contribuir para o desenvolvimento da nossa Curitiba”, afirmou o professor Tiepolo, representante do LABENS.

Segundo o professor, a prefeitura de Curitiba tem apresentado interesse no incentivo e disseminação do uso de energias renováveis, entre elas a solar fotovoltaica. Recentemente o governo do município implantou um conjunto de painéis solares na sede da prefeitura para geração de energia elétrica no modelo de compensação de energia, que se soma a outras ações previstas como a instalação de geradores fotovoltaicos no Caximba, na Rodoferroviária e nos principais terminais de ônibus de Curitiba.

Também estavam presentes durante a visita a diretora do Campus Curitiba da UTFPR, Rossana Finau e Paulo Schmitt, representante da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

EPESOL

A EPESOL, localizada na sede Neoville, é considerada uma das mais avançadas do Brasil e faz parte da Rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar, implantada durante o projeto de P&D ANEEL/COPEL Distribuição/UTFPR – PD 2866-0464/2017 – Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da Geração Distribuída por Fontes Incentivadas.

Segundo o professor Tiepolo, a EPESOL permite analisar a variação da radiação solar ao longo do ano e este mapeamento - em conjunto com outras análises - possibilita indicar quais as tecnologias de módulos fotovoltaicos são mais adequadas.