Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > VIII Encontro Nacional de Química Ambiental acontece na UTFPR Câmpus Curitiba

VIII Encontro Nacional de Química Ambiental acontece na UTFPR Câmpus Curitiba

publicado: 06/10/2017 13h48 última modificação: 06/10/2017 13h50

No dia 3 de Outubro, às 19h30, na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba, sede centro, foi realizada a abertura do VIII Encontro Nacional de Química Ambiental,concebido pela UTFPR, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Universidade Federal do Paraná e o Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia (SMHI), contando com a apresentação do Coral da UTFPR e em seguida a mesa de honra foi composta pelos prof. Luiz Alberto Pilatti, Reitor da Universidade Tecnológica do Paraná; prof. Cezar Augusto Romano, Diretor-geral do Câmpus Curitiba da UTFPR; profª. Fabiana Roberta Hussein, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química; profª. Lucila Adriane Coral, Chefe do DAQBI - Departamento de Química e Biologia e prof. Alexandre Pholl, Diretor do Pós-Graduação da UTFPR.

O evento teve como tema esse ano "O químico e os desafios ambientais na sociedade atual", além de contar com minicursos, palestras, sessões coordenadas, painéis temáticos, apresentação de trabalhos e conferencistas nacionais e internacionais. de acordo com a organização do evento, "O Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) se consolidou como um evento bianual e tem sido desde então o principal fórum nacional de discussões científicas e acadêmicas dedicadas ao enfoque da relação entre química e ambiente. A oitava edição do ENQAmb terá como eixo central e norteador o tema “O químico e os desafios ambientais na sociedade atual”. A intenção é promover um ambiente de reflexão, troca de experiências e debates que incentivem todos os participantes a ampliarem a percepção de seu papel enquanto agente multiplicador de conhecimentos e sua responsabilidade em relação aos problemas ambientais. "

Os temas abordados, de diversas áreas correlatas das Ciências Ambientais, foram: Especiação química e toxicidade; Monitoramento de poluentes; Regulação ambiental; Novos materiais em química ambiental; Poluição atmosférica; Mudanças climáticas; Meteorologia; Geologia; Contaminação de solos; Educação ambiental; Microbiologia ambiental e Remediação.

A programação do evento e demais informações estão disponíveis no link: http://www.enqamb2017.ct.utfpr.edu.br/