Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Visita de colégio público promove ciência e formação

Visita de colégio público promove ciência e formação

EXTENSÃO

Estudantes do Ensino Médio em visita à Ecoville participaram de Oficina de Química e receberam informações sobre os cursos da UTFPR
publicado: 03/11/2022 10h50 última modificação: 21/11/2022 16h41
Exibir carrossel de imagens Alunos do Ensino Médio visitam à Exposição sobre Sustentabilidade. (Foto: Ascom-CT)

O projeto de extensão 'Meninas nas Ciências' coordenou a visita de aproximadamente 40 alunos e alunas do Colégio Estadual Zilda Arns à Sede Ecoville do campus Curitiba, que ocorreu no dia 25 de outubro, como parte das atividades da Semana da Sustentabilidade. O grupo foi recebido por Maurici Charnevski Del Monego, professora da Química, coordenadora do projeto, e pelos extensionistas.

Após uma breve caminhada pelo campus, os estudantes dos segundo e terceiro anos do ensino médio foram divididos em dois grupos para participar da oficina de pilha de zinco e cobre. Um grupo recebeu as orientações de Israel Rede e outro de Luís Alberto Pavelsky da Costa, ambos professores do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI), em dois laboratórios do Departamento, no bloco C. Na atividade, os jovens constataram princípios da eletroquímica, como a geração de corrente elétrica, de forma prática, produzindo uma pilha.

Após a oficina, a professora Olga Gauza falou aos estudantes sobre a importância do descarte correto de resíduos, e, em sequência, professora Maurici e graduandos explicaram sobre os cursos que a UTFPR oferece, as maneiras de ingressar na instituição e a importância do estudo para a formação e vida profissional. Finalizando a visita, os secundaristas conheceram a exposição da Semana da Sustentabilidade, no hall do bloco B, onde graduandos do DAQBI apresentaram diversos projetos relacionados ao tema.

Os alunos do Zilda Arns foram acompanhados pela diretora auxiliar, Letícia Krol, e os professores Tiago Wacheski e Mayara Gabriela Gonçalves. Fernanda Zanatto, graduanda do bacharelado em Química, Samanta Teixeira e João Gomes, ambos alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária, acompanharam a visita, auxiliando a professora Maurici e dando suporte e explicações aos convidados, inclusive na oficina. "A Extensão traz essa oportunidade de aplicar diretamente o que aprendemos no curso, e receber esses estudantes é uma experiência muito legal", contou Fernanda.

Trabalho consistente para despertar o interesse dos jovens

Com o Zilda Arns, já são quatro visitas desse tipo recebidas pelo Ecoville em 2022. Há outras duas agendadas para novembro. Além disso, a professora Maurici e equipe levaram a divulgação da UTFPR e dos cursos para o Colégio Militar de Curitiba, em feira de profissões promovida por aquela instituição. "O projeto 'Meninas nas Ciências' acredita que a extensão universitária tem potencial para produzir e disseminar conhecimentos e ações que aproximem e tornem concreta a relação transformadora entre a universidade e a escola básica", explica Maurici.

A professora detalha que quer "provocar nos estudantes atitudes questionadoras diante dos conhecimentos científicos. Dessa forma, serão atraídos a dar continuidade em seus estudos tornando-se cidadãos capazes de terem uma visão crítica, compreenderem a realidade a sua volta e transformarem a sociedade."