Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > AgroRetorno

AgroRetorno

Aplicativo ajuda usuário que busca investir em empreendimentos rurais
publicado: 05/02/2018 15h43 última modificação: 05/02/2018 15h43
Com o aplicativo AgroRetorno, usuários podem analisar a viabilidade de projetos de investimento rural (Imagem: freepik)

Com o objetivo de contribuir na tomada de decisão sobre a viabilidade de novos investimentos rurais, foi desenvolvido no Câmpus Dois Vizinhos o trabalho “Aplicação móvel de análise de investimento para gestão de empreendimentos rurais”. Apresentado no 7º Seminário de Extensão e Inovação (SEI 2017) pelo aluno Alisson Burgrever, de Engenharia de Software, o aplicativo foi escolhido o melhor trabalho de inovação na categoria apresentação oral.

O trabalho premiado integra o projeto de inovação intitulado “Desenvolvimento de software para Gestão de Empreendimentos Rurais”, aprovado no edital 04/2016 da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), que financiou uma bolsa a Alisson Burgrever. A coordenação é do professor Almir Antonio Gnoatto. Também participam do projeto os professores Alfredo de Gouvêia, Sérgio Kuhn e Lucio Agostinho Rocha.

O aplicativo criado simplifica os cálculos complexos de indicadores econômicos e financeiros como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL). Com isso, produtores rurais e técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) podem analisar a viabilidade de projetos de investimento rural, como a aquisição de um trator ou a construção de um aviário. O trabalho utiliza fórmulas matemáticas específicas para a previsão da rentabilidade, alimentando com variáveis como investimento inicial, fluxo de caixa, prazo do projeto e taxas de juros ou taxa mínima de atratividade.

No desenvolvimento do aplicativo, buscou-se tornar mais simples a apresentação e os cálculos matemáticos geralmente complexos realizados em calculadoras financeiras, que exigem alto nível de conhecimento do usuário. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação móvel que simula o investimento pretendido e apresenta uma previsão dos resultados de maneira simples e intuitiva. A importância desse projeto está na oferta de uma solução para o produtor rural e técnicos de Ater que têm a intenção de realizar um investimento financeiro a médio ou longo prazo, mas que têm dificuldades de entender se ele será rentável ao final do período, dadas as condições específicas de cada projeto a ser analisado.

A aplicação móvel, de nome fantasia AgroRetorno, foi registrada em 2017 no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). Para aprimorá-la, especialmente nos aspectos de interface e usabilidade, foram conduzidas pesquisas com usuários do aplicativo.

O AgroRetorno é compatível apenas com o sistema operacional Android e está disponível gratuitamente para produtores rurais e técnicos de Ater. Neste link, os interessados poderão baixá-lo, juntamente com o manual. De acordo com as instruções dos desenvolvedores, após o download, o usuário deve instalar o aplicativo, habilitando a instalação de fontes desconhecidas caso isso seja solicitado.

Aprovado novamente em um edital de inovação da Prorec (02/2017), o projeto passou para uma nova fase, na qual o software de Gestão de Empreendimentos Rurais (GER) será incluído nos serviços de computação em nuvem, ampliando-se assim o alcance da distribuição da solução para um maior número de produtores rurais.