Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Alimentos Orgânicos

Alimentos Orgânicos

Na Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, o Curso de Ciências Biológicas da UTFPR-DV possibilitou a palestra: Seu alimento é saudável? Somos o que comemos.
publicado: 30/05/2019 07h53 última modificação: 11/01/2023 16h01

A discussão a cerca da qualidade dos alimentos e da água que consumimos,
bem como do ar que respiramos e do ambiente em que vivemos, é
importante não só a todas as  profissões, como também, a sociedade como um todo.
Para cursos de licenciatura, em especial, o de Ciências Biológicas, torna-se
ainda mais importante visto que formarão profissionais responsáveis em atuar com a temática nas escolas, em disciplinas de ciências e de biologia, como também nos diversos campos de atuação do biólogo (meio ambiente e biodiversidade; saúde e biotecnologia e produção).

Na Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, discentes e docentes do curso de Ciências Biológicas da UTFPR-DV, tiveram a palestra “Seu alimento é saudável? Somos o que comemos”, ministrada pelo professor Dr. Joel Donazzolo, docente do curso de Agronomia do Câmpus. Na ocasião, foram destacados temas envolvendo os agrotóxicos, qualidade da água na região, resultados de pesquisas relacionando o surgimento de doenças à qualidade alimentar, bem como, os alimentos orgânicos e a agroecologia.

“Vivemos um momento preocupante com a escalada do uso
desregrado de agrotóxicos que tem causado contaminação de meio ambiente
como um todo, mas em especial em águas e alimentos. Assim, é imperioso
buscarmos alternativas que minimizem esses impactos. Desta forma, julgamos que a
agroecologia e a produção orgânica seja um caminho viável para produzirmos de
forma harmoniosa com a natureza e também propiciarmos um alimento livre de
resíduos de substâncias tóxicas, além de mais nutritivo. Isso é o que temos
buscado nas ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção
Orgânica (NEA-UTFPR/DV)” destacou o professor Joel.

A atividade faz parte do rol de ações do curso de Ciências Biológicas, preparando seus discentes para atuarem em diferentes áreas, bem como, tratar de temas transversais no ensino básico, como a educação alimentar saudável, como destaca a Lei n. 13.666, de 16 de maio de 2018, que inclui a educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Ademais, foi enfatizado para que cada participante analise o que tem consumido em sua alimentação diária e quais são os resultados que poderão surgir a partir disso. A sensibilização é um dos caminhos mais importantes no processo, destaca a coordenadora do curso, profa. Marciele Felippi.