Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Aniversário

Aniversário

UTFPR comemora 110 anos com atividades em 13 cidades do Paraná
publicado: 23/09/2019 11h52 última modificação: 11/01/2023 16h01

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza eventos em 13 cidades do estado para celebrar o aniversário da Instituição, que completa 110 anos nesta segunda-feira (23). Até o final deste ano, estão agendadas atrações que envolvem a comunidade interna e externa, organizadas pelos câmpus da Universidade. A programação inclui desde apresentações de trabalhos acadêmicos até a realização de atividades esportivas e culturais.

No câmpus Dois Vizinhos, as comemorações iniciaram dia 26 de agosto, data em que foi feita uma foto com os servidores, dos quais vários vestiam a camiseta alusiva à campanha “UTFPR Universidade que transforma”. Essa foto será um dos itens que estarão na cápsula do tempo do câmpus que será lacrada no dia 24 de outubro. No dia 19 de setembro ocorreu a sexta edição do Festival da Canção em homenagem aos 110 anos da UTFPR. Outros eventos estão previstos em comemoração aos 110 anos da UTFPR e ao mês do servidor, confira a programação:

• Conheça Dois Vizinhos de bike: Cicloturismo rural.

• Gincana com servidores.

• Torneio de vôlei de areia;
  • Piquenique com famílias.

• Visita à fazenda com filhos de servidores;
  • V Congresso de Ciência e Tecnologia.

• V Congresso de Ciência e Tecnologia;
  • Oficina de amigurumi.

• Concurso de culinária: Pratos doces.

• ExpoUT;
  • Palestra com Franciele Stang;
  • Lançamento do vídeo institucional “UTFPR 110 anos em 110 segundos”;
  • Cerimônia de homenagem aos servidores por tempo de serviço;
  • Lacração da cápsula do tempo;
  • Plantio da árvore símbolo dos 110 anos da UTFPR.

• ExpoUT;
  • Oficina de terrários com suculentas.
  • Concurso de culinária: Pratos salgados.

• Conheça Dois Vizinhos de bike: Cicloturismo rural.

• Café especial dos servidores;
  • Premiação do concurso de culinária;
  • Happy hour:  Mate com cantoria.

• Oficina de confecção de mandalas em pedras;
  • Oficina de automaquiagem.

• Oficina de fabricação de compota;
  • Oficina de fabricação de cerveja pelo método BIAB.

• Oficina de Kombucha;
  • Oficina de costura para confecção de necessaire para servidores.

Sobre a UTFPR

A UTFPR iniciou como Escola de Aprendizes Artífices para ensinar os ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria para meninos de baixa renda, em 23 de setembro de 1909. Em 1937, passou a ofertar o ensino do 1º grau e, em 1942, a integrar a rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1978, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Assim, começou a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Em 7 de outubro de 2005, a Instituição foi transformada na primeira Universidade Tecnológica do Brasil.

Atualmente, a Universidade é composta por 13 câmpus, distribuídos em Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A UTFPR conta com mais de 33 mil alunos, 109 cursos de graduação, 58 de mestrado e 12 de doutorado.