Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Audiência Pública

Audiência Pública

No dia 05 ocorreu a Audiência Pública sobre novo Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores
publicado: 06/10/2017 13h27 última modificação: 06/10/2017 13h54

No dia 05 de outubro a Comissão responsável por revisar e reestruturar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores da UTFPR realizou Audiências Públicas no Câmpus Dois Vizinhos. A Comissão está visitando todos os Câmpus da Universidade e já está na fase final das Audiências, que se encerram dia 11/10 no Câmpus de Guarapuava.
Na audiência foram ouvidos os Docentes e Técnico Administrativos no Auditório, no período da manhã e da tarde. O objetivo foi identificar as percepções a respeito das fragilidades e potencialidades do atual programa e obter proposições para estruturar o novo.
A Comissão, representada na Audiência pela Presidente e Vice-Presidente, as servidoras Joseli Cristina da Silva Gava, de Londrina e, Áurea Maria Noronha de Melo, de Curitiba, apresentou o trabalho que está realizando, descreveu o processo de avaliação, desde a criação do programa de avaliação na história da Universidade, as mudanças que foram ocorrendo nele, até o momento atual, no formato conhecido por nossos servidores.  Apresentou ainda, as bases legais que amparam o Programa.
A comissão ressaltou que o principal objetivo da Avaliação de Desempenho em nossa Instituição é o acompanhamento dos servidores, o feedback em relação ao trabalho de cada um, a possibilidade de pensar, perceber e agir sobre nossas fragilidades e fortalecer ainda mais as nossas fortalezas, os nossos pontos fortes, de maneira a nos desenvolvermos e nos sentirmos mais realizados profissionalmente, tanto no desempenho individual quanto no coletivo. A avaliação deve estar vinculada ao nosso crescimento profissional e não ser vista como uma penosa obrigação para obtenção da progressão funcional.
Joseli e Áurea utilizaram uma metodologia de trabalho em que pequenos grupos de docentes e técnicos administrativos discutiam as fragilidades, as potencialidades do programa atual, mas o principal foco foi o acolhimento das proposições de nossos servidores. Foi um momento muito rico, de trocas e escuta que proporcionou uma nova percepção da avaliação do docente pelo técnico administrativo, e da avaliação do técnico administrativo pelos docentes, que juntos puderam discutir melhorias para a avaliação como um todo.
O momento de discussão permitiu contribuir com a construção de um novo programa que atenda melhor as necessidades do servidor e que avalie de maneira mais próxima a realidade de do trabalho, respeitando as particularidades de cada carreira e de cada servidor, e que como consequência trará resultados de melhorias para a Universidade.