Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > CEPRAS

CEPRAS

UTFPR-DV apresenta Centro de Pesquisa em Resíduos Agropecuários do Sudoeste do Paraná (CEPRAS) em reunião com entidades do Governo do Estado.
publicado: 17/12/2017 14h07 última modificação: 17/12/2017 14h10

O Grupo de Pesquisa em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos (GETRAT), representado pelos professores Carlos Alberto Casali, Marina Celant de Prá, e Dionatan Cieslak, juntamente com o prof. Everton Lozano, Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), foram convidados pelo Secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, para apresentar a entidades do Governo do Estado do Paraná a proposta de criação do Centro de Pesquisa em Resíduos Agropecuários do Sudoeste do PR (CEPRAS). O encontro ocorreu dia 04 de dezembro, no Palácio das Araucárias, e envolveu, além do próprio secretário de meio ambiente, o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Vinicio Bruni, o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Dr. Florindo Dalberto, a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Rasoto, o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Izotton, e seus secretários, o Deputado Estadual José Carlos Schiavinato, atuante na área do agronegócio paranaense, além de representantes da Companhia Paranaense de Energia  (COPEL), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU-Paranacidade), Itaipu Binacional e o prof. Dr Luiz Antônio Luchesi da UFPR, atuante na área de resíduos agropecuários.

O Secretário Bonetti abriu a reunião contextualizando a importância da proposta da UTFPR-DV para estruturação do CEPRAS, o qual objetiva desenvolver ensino, pesquisa, extensão e inovação na área, sempre em consonância com as demandas regionais dos produtores rurais e empresariado do Sudoeste do Paraná. Por mais de três horas os participantes debateram a problemática dos resíduos agropecuários na Região Sudoeste do Paraná, bem como o seu potencial para gerar riquezas, desde energia até insumos agrícolas, diminuindo assim o impacto ambiental da atividade agropecuária na Região e no Estado.

A partir desta reunião foram feitos importantes encaminhamentos, como o comprometimento das autoridades políticas em articular recursos para a implementação do CEPRAS, o apoio das entidades estaduais na consolidação do centro e a realização de parcerias em trabalhos futuros, visando o fortalecimento do debate sobre resíduos agropecuários no Sudoeste do Paraná. Esse evento também mostrou a preocupação da UTFPR-DV em ser propulsora do desenvolvimento Regional, por meio do estímulo ao desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão focados em resolver problemas locais e de forma articulada. Esse foi mais um encontro que o GETRAT e a direção da UTFPR-DV participaram para a consolidação do CEPRAS e para o desenvolvimento de pesquisa e extensão sobre o gerenciamento e tratamento de resíduos agropecuários no Sudoeste do Paraná.

A iniciativa da criação do CEPRAS vem em conformidade a atuação da universidade pública em atender a necessidade da sociedade. A região sudoeste do Paraná é destaque na atividade agropecuária, contudo, é carente em centros de pesquisa que possam ajudar o médio e o pequeno produtor na destinação adequada dos resíduos gerados por esta atividade. O CEPRAS atenderá esta demanda pois será instalado dentro de uma universidade, com professores e servidores qualificados dando total apoio técnico. Dentre as várias áreas de atuação deste centro de pesquisa pode-se destacar o desenvolvimento de novas tecnologias para o aproveitamento dos resíduos agropecuários para a geração de biogás, um combustível capaz de gerar energia elétrica e também na área ambiental, através do desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de águas geradas na cadeia produtiva. O CEPRAS será uma referência regional pelas parcerias com outras instituições, referência estadual pelos órgãos envolvidos e federal por ser uma instituição de ensino superior e, que trabalhará em sintonia com a comunidade do Sudoeste do Paraná.