Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Sensibilização

Sensibilização

Alunos da disciplina de Eletrotécnica do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR câmpus Dois Vizinhos, desenvolveram uma ação de sensibilização para usuários de equipamentos de laboratórios do câmpus.
publicado: 06/12/2018 13h09 última modificação: 06/12/2018 13h24

Alunos do sexto período do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR câmpus Dois Vizinhos, desenvolveram uma ação de sensibilização para usuários dos equipamentos de laboratórios do câmpus. Essa atividade fez parte do projeto final da disciplina de Eletrotécnica, ministrada pelo professor Me. Dionatan Cieslak,  que tratava sobre o levantamento do consumo de energia de alguns equipamentos dos Laboratórios de Fitossanidade e de Microbiologia.

Adesivos informativos foram colados nos equipamentos que apresentaram maior tempo de uso durante o mês em cada laboratório (autoclave, estufa incubadora BOD, estufa de secagem), com o objetivo de alertar o usuário sobre o impacto que o uso de determinado equipamento gera, ao longo do mês, no consumo de energia do câmpus. Esse é o terceiro semestre em que os alunos da disciplina mapeiam o gasto energético de espaços de ensino e pesquisa do câmpus, disseminando a temática da utilização consciente de recursos energéticos.

Estudos como esse são fundamentais para a concepção de conceitos sobre economia e uso racional da energia elétrica, não somente em espaços públicos, mas também em setores privados e residenciais, uma vez que o uso consciente reflete em economia direta na fatura da energia.