Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Cultura

Está no ar o canal do Museu Regional da Agricultura
publicado: 12/12/2019 12h12 última modificação: 11/01/2023 16h01

Está no ar o canal do Museu Regional da Agricultura. Nele serão apresentados vídeos sobre a história da mecanização agrícola, pecuária e florestal, desenvolvidos por estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Dois Vizinhos. O primeiro vídeo da série é sobre os moinhos coloniais, disponível em https://youtu.be/XVSsUmAdjfk

O canal é parte das ações do projeto Museu Regional da Agricultura, que prevê também uma obra física. Neste momento, a coordenação do projeto e a Direção-Geral do Câmpus Dois Vizinhos estão em busca de projetos que contribuam com a efetivação deste trabalho.

O Museu

O Museu Regional da Agricultura será constituído na sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Dois Vizinhos. O Museu será o primeiro do gênero no Brasil e possibilitará reforçar o vínculo e a identidade do câmpus com as ciências agrárias. O acervo terá foco na história da mecanização agrícola e, para isso, abrigará peças (máquinas, equipamentos e demais instrumentos de trabalho) que contribuam para resgatar esta história.

A área construída será de aproximadamente mil metros quadrados, que abrigará peças grandes (ex: arados, debulhadores, trilhadeiras, engenhos, semeadoras, tratores, colheitadeiras), peças pequenas (ex: debulhadores manuais, máquinas de plantar, ordenhadeiras) e equipamentos manuais (machados, serrotes), de uso agrícola, pecuário e florestal.

A UTFPR Dois Vizinhos possui cerca de 2.000 estudantes que circulam diariamente no campus, vindos da região Sudoeste do estado, em sua grande maioria, mas também de várias outras regiões do país, grande parte ligados aos cursos de ciências agrárias. O Museu será aberto à visitação para escolas, grupos organizados e visitantes individuais.

Além do Museu propriamente dito, serão constituídos Núcleos Museológicos nas escolas, comunidades e agricultores que possuam acervo ou construções de interesse histórico (moinhos coloniais, por exemplo), que serão pequenos museus ligados ao Museu Regional da Agricultura. Os Núcleos serão identificados e apoiados pelo projeto, serão valorizados por meio da divulgação e da visitação e também ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.

Quem tiver interesse em doar peças para o Museu ou os Núcleos Museológicos poderá procurar as escolas parcerias, que irão recolher essas peças por meio de campanhas e gincanas. As peças serão identificadas com os nomes dos doadores. Interessados também podem entrar em contato com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias – DIREC (46-3536-8937, direc-dv@utfpr.edu.br), que também é responsável pela realização de convênios com o Museu.