Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Dia de Campo

Dia de Campo

Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo da UTFPR-DV participa de dia de campo e exposição agrícola
publicado: 27/03/2019 15h54 última modificação: 11/01/2023 16h01

Nos dias 22 e 23 de março ocorreu em Dois Vizinhos, nas dependências da Gaio Agronegócios, a ExpoEnteg 2019. Esse evento acontece há dez anos e nos últimos cinco anos conta com a participação do Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo (GPCS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Nessa exposição, busca-se difundir tecnologias para agricultores e técnicos do Sudoeste do Paraná por meio de palestras, exposição de implementos e dia de campo, dando ênfase à produção de grãos e leite. Durante o evento, aproximadamente 1.800 pessoas circularam pelos espaços, indicando a importância que essa exposição tem para a Região Sudoeste do Paraná.

No estande do GPCS foram apresentadas, de forma lúdica e criativa, práticas de manejo de solo que buscam otimizar o uso dos insumos agrícolas e aumentar a produtividade das culturas. Dentre elas, destaca-se a melhoria da fertilidade no perfil do solo a partir do uso de plantas de cobertura, gesso agrícola e policultivos, como o consórcio de milho e braquiária. Para tanto, foi construída uma trincheira onde foram demonstrados os efeitos dessas práticas na dinâmica de nutrientes no perfil do solo.

Além disso, foram debatidos cuidados na adubação nitrogenada do feijão, principalmente sobre a eficiência de diferentes fertilizantes nitrogenados. Também foram apresentados os efeitos residuais que as plantas de cobertura de inverno tem sobre a adubação nitrogenada do milho cultivado em sequência, ressaltando como as doses de nitrogênio devem aumentar quando o milho é cultivado na resteva de gramíneas, como aveia e centeio. O estande do GPCS foi coordenado pelo prof. Carlos Alberto Casali e contou com a participação de estudantes do curso de agronomia e engenharia florestal da UTFPR-DV. Essa foi mais uma iniciativa extensionista do GPCS com o intuito de aumentar a integração com a comunidade regional e difundir tecnologias de manejo de solo.