Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Professores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de Portugal realizam visita ao câmpus de Dois Vizinhos
publicado: 13/06/2018 18h47 última modificação: 14/06/2018 17h02

Nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2018 o Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR recebeu a visita oficial de dirigentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) de Portugal, o professor Miguel Vilas-Boas – Diretor Escola Superior Agrária de Bragança - Centro de Investigação de Montanha, Câmpus S. Apolónia e do Subdiretor Antônio Castro Ribeiro. O objetivo foi conhecer a estrutura dos cursos do câmpus Dois Vizinhos que ainda não possuem acordo com o Instituto, promover melhorias dos projetos de dupla diplomação existentes e discutir cooperações em pesquisas com os Programas de Pós-Graduação.

No dia 06 o grupo foi recebido pela Direção-Geral, Diretores de Área e Dirinter, momento no qual foi feita uma apresentação geral da UTFPR-DV. Foram realizadas reuniões específicas também com as diretorias de área. Com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação foram discutidas futuras parcerias de pesquisa entre os Pós-Graduação em Zootecnia, Agroecossistemas e Biotecnologia da UTFPR-DV com o IPB.

Na reunião dos professores do IPB juntamente com  a Diretoria de Graduação e Educação Profissional e coordenadores de cursos de graduação foram discutidas as melhorias e avaliação dos acordos de dupla diplomação em andamento com os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Os professores também deram início às discussões com outras graduações nos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Ciências Biológicas.

A estada dos professores em DV também contemplou uma visita a Fazenda do Câmpus, momento no qual estes puderam conhecer a infraestrutura, projetos e atividades desenvolvidas. Por fim, os visitantes fizeram uma apresentação para todos os servidores sobre o IPB, a Escola Superior Agrária e as possibilidades de parceria.

De acordo com o professor Dr. Everton Lozano – Diretor da UTFPR-DV “a visita foi muito frutífera, superando as expectativas. O IPB tem muito interesse em aprimorar a parceria com o Câmpus Dois Vizinhos, sobretudo no que se refere à pesquisa, visto que aquela instituição já tem um processo consolidado de internacionalização e, no caso da UTFPR-DV estamos iniciando a experiência em tal processo, o que nos interessa muito”. O professor Everton enfatizou ainda que “para os alunos são vários os ganhos, desde a experiência cultural, de troca de conhecimento até o aprimoramento na rede de conhecimento “net work”. Sem dúvida alguma, um aluno que passa pelo processo de intercâmbio e até a dupla diplomação terá uma probabilidade maior de sucesso na vida profissional e até mesmo pessoal”. Com relação aos docentes, o professor Everton finaliza que “há uma expansão das redes de contato, qualificação das pesquisas e a abertura de portas para a publicação internacional projetando a UTFPR como um todo”.