Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Empreendedorismo e Inovação
conteúdo

Notícias

Empreendedorismo e Inovação

Docentes da UTFPR-DV participam de construção da proposta de Lei de Incentivo ao Empreendedorismo e a Inovação de Dois Vizinhos
publicado: 26/11/2018 07h20 última modificação: 26/11/2018 07h24

Nesta sexta-feira, 23 de novembro, Raul Camilo Isoton, prefeito municipal de Dois Vizinhos recebeu a proposta de texto para criação da Lei de Incentivo ao Empreendedorismo e a Inovação no município.
A minuta da proposta foi elaborada pelos representantes de diversas entidades que compõem o programa "Dois Vizinhos 2030" organizado pela Associação Empresarial Dois Vizinhos (ACEDV) e pelos representantes das instituições que compõem o Conselho Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Dois Vizinhos – CMCTID-DV. A proposta de lei prevê a criação de um programa de apoio ao empreendedorismo e Inovação, um fundo para financiamento de iniciativas de empreendedoras definindo a estrutura e a governança das ações de empreendedorismo e Inovação em Dois Vizinhos.
O professor Alfredo De Gouvêa, atual presidente do CMCTID-DV, membro da diretoria da ACEDV e participante no Programa Dois Vizinhos 2030, fez a entrega simbólica do documento ao prefeito. A UTFPR teve importante papel na construção da proposta, sobretudo com a participação do professor Almir Antonio Gnoatto, que presidiu CMCTID-DV em 2015 e 2017, que juntamente com o Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC do Programa Dois Vizinhos 2030, realizaram uma oficina de planejamento estratégico em abril de 2016 na ACEDV, em que previam diversas ações de curto, médio e longo prazo, visando o fortalecimento de um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento tecnológico integrado de Dois Vizinhos e sub-região. Neste planejamento uma das estratégicas foi a de implementar uma lei Municipal de Ciencia, Tecnologia, Inovação. Um grupo de trabalho composto de profissionais especializados, entre eles o professor Rafael, coordenador do curso de Engenharia de Software, desenvolveram o texto que resultou na proposta entregue neste ato ao prefeito.
A proposta foi recebida pelo prefeito municipal, pelo secretário de Ciência, Tecnologia é Desenvolvimento, Itacir Nezelo e pela secretária de Finanças Márcia Bresan Frigotto. A equipe do poder executivo municipal, apoiou o documento e se comprometeu a analisar juridicamente o texto e submeter a Câmara Municipal de Vereadores de Dois Vizinhos, em meados do próximo ano.
Se aprovada a lei, ela contribuirá para a transformação de ideias em negócios e dará apoio inicial as empresas nascidas em Dois Vizinhos o que será fundamental para o desenvolvimento do município e o aumento da qualidade de vida dos seus moradores