Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Inep avalia o curso com a nota 4
publicado: 27/03/2019 23h07 última modificação: 11/01/2023 16h01

Entre os dias 11 e 12 de março, os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), estiveram na UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos para avaliar o curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Na avaliação foram considerados vários aspectos, entre eles, a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as estruturas físicas, como a biblioteca e o seu acervo, as salas de aulas, os laboratórios e demais espaços da universidade, além de conversarem com gestores, docentes e discentes.

Nesses dois dias que a equipe do Inep esteve no câmpus Dois Vizinhos, também foram analisados todos os documentos referentes ao curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, tais como: as atas das reuniões, os regulamentos de trabalho de conclusão de curso e das atividades complementares, os resultados das produções de pesquisa e extensão dos docentes, assim como, a titulação dos professores e seu regime de trabalho, entre outros.

Ao término de toda a análise, no dia 26 de março, o curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia recebeu a nota 4 (quatro), numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco). Segundo o Diretor-Geral da UTFPR-DV, prof. Everton Lozano, "é um resultado excelente e denota a dedicação, comprometimento e esforço de todos os servidores que atuam no Câmpus, bem como a seriedade e a qualidade da Instituição. O Câmpus vem se consolidando cada vez mais e, sem dúvida esse conceito é fundamental para tal".

Histórico do curso no câmpus Dois Vizinhos

O curso iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2015 e, desde então, vem desempenhando um papel ímpar na educação de seus estudantes.

É possível citar algumas ações importantes desenvolvidas no decorrer desses anos de existência do curso, como:

• Premiações de acadêmicos do curso em eventos científicos: Gabrielli Vaz Sampaio foi premiada com o trabalho "Avaliação da atividade antibacteriana e antioxidante do óleo essencial obtido de Commiphora myrrha (mirra)" no XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite 2017); Gustavo da Silva Matos foi premiado neste mesmo evento com o trabalho "Isolamento e caracterização de fungos com atividade lignocelulolítica destinado a decomposição de substratos de interesse agrícola"; Mariana Soares Rodrigues foi premiada em 2018 no Sicite com o trabalho "Avaliação antibacteriana, antifúngica e teste de um sabonete contendo óleo essencial de Litseacubeba sobre cepas microbianas de importância clínica".
  • Mobilidade Estudantil Internacional: João Paulo Martins Miranda do 8º período do curso, recentemente regressou de Portugal onde realizou intercâmbio no Instituto Politécnico de Setúbal.
  • Dupla Diplomação: o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR câmpus Dois Vizinhos possui acordo de Dupla Diplomação assinado com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Outra conquista ligada ao curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia foi a aprovação do Mestrado Stricto Sensu em Biotecnologia, que ocorreu no final do segundo semestre de 2017.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

O curso visa utilizar os conhecimentos das ciências da vida para a produção de produtos, serviços e processos desenvolvidos por seres vivos, em um campo do saber de natureza multidisciplinar que engloba conhecimentos variados com ênfase na química, biologia, microbiologia e genética molecular.

O futuro Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia terá o registro de sua profissão junto aos Conselhos Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ou no Conselho Regional de Química.

As atribuições do profissional, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação estão embasadas na legislação.

Na UTFPR - Câmpus  Dois Vizinhos, o curso disponibiliza 44 vagas semestrais e a  seleção de novos estudantes é exclusivamente realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Para mais informações, acesse a página do curso