Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Ensino

Ensino

Discentes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia desenvolvem biomateriais
publicado: 18/12/2019 12h53 última modificação: 11/01/2023 16h01

O Progress3Bio é um projeto coordenado pela profa. Dra. Samara Silva de Souza, vinculado à disciplina de Biomateriais do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Dois Vizinhos.

O projeto é proposto no início do semestre e os discentes, divididos em grupos, necessitam desenvolver um material a ser produzido durante as aulas práticas. Diferentemente de uma aula prática comum, em que os alunos chegam nos laboratórios e já tem à sua disposição um protocolo, vidrarias e reagentes, no Progress3Bio os alunos são ativos desde o início. Os alunos necessitam planejar, solicitar seus materiais com antecedência, desenvolver protocolos, saber lidar com as dificuldades e erros de metodologias, executar no tempo disponível e trabalhar em equipe. Ao final do semestre, os alunos apresentaram um produto, mostraram sua aplicabilidade e o potencial do seu biomaterial, além de todo o protocolo de desenvolvimento.

Neste semestre, em sua primeira versão, foram apresentados: Curativos à base de pitanga; filmes de própolis e colágeno; filmes e pomada de babosa e colágeno; filmes de pectina; repelente com óleo de manga e citronela. Cada grupo criou também as embalagens e marcas, como Curandeira Curativos Biodegradáveis, Prolágeno, Maculata care e Citrolex.

O desenvolvimento do biomaterial é uma consequência do processo, porém o mais importante é a evolução dos discentes na busca em superar as dificuldades e em equipe saber planejar desde o início até a última aula prática. O projeto Progress3Bio terá continuidade nos próximos semestres incentivando nos alunos, o espírito empreendedor.