Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Estágio

Estágio

Curso de Agronomia promove evento conjunto de defesas de estágios curriculares obrigatórios
publicado: 23/11/2017 15h29 última modificação: 23/11/2017 15h29

No dia 22 de novembro, ocorreu o primeiro evento conjunto de defesas de estágios curriculares obrigatórios do Curso de Agronomia da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. A Coordenação do curso buscou promover uma dinâmica diferenciada de apresentações e defesas, a qual foi organizada na forma de mesas redondas. Assim, os 18 alunos que defenderam seus estágios foram organizados em grupos de acordo com o local e atividades desenvolvidas.
Na primeira mesa redonda estavam presentes alunos que realizaram seus estágios em cooperativas de diversos estados brasileiros. O segundo grupo foi organizado com estudantes que realizaram os estágios em empresas privadas e órgãos públicos. Um terceiro grupo foi organizado com alunos que realizaram estágios no exterior e em outras áreas de atuação agronômica. Por fim, a quarta mesa redonda contou com a participação de alunos que defenderam seus estágios como autônomos, assistência técnica pública bem como na área de tecnologia de produtos de origem animal e vegetal. Todo o processo ocorreu com a participação dos orientadores e de dois membros por banca para cada aluno.
Foi verificado que a dinâmica funcionou dentro das expectativas, já que se buscou enriquecer as discussões e analisar o contraste entre os diferentes tipos/áreas de estágios que os acadêmicos do Curso de Agronomia podem realizar.
Para o prof. responsável pelas atividades de estágio (PRAE) do Curso de Agronomia, prof. Dr. Alessandro Jaquiel Waclawovsky, a dinâmica utilizada permitiu, aos estudantes presentes, analisar e verificar através das apresentações e discussões realizadas a importância do estágio para a formação profissional bem como tomar consciência da importância de escolher adequadamente a área e o local de realização do estágio, segundo as expectativas de cada um, pois esta pode se tornar a porta de entrada dos formandos no mercado de trabalho.
A coordenação do curso fará uma avaliação interna sobre os resultados alcançados e debaterá sobre a continuidade deste modelo de evento para as próximas Defesas de Estágio do curso.