Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Estudos de cadeias produtivas

Estudos de cadeias produtivas

Professores e alunos da UTFPR câmpus Dois Vizinhos lançam cinco estudos de cadeias produtivas sobre alternativas à diversificação da agricultura regional
publicado: 11/10/2018 18h56 última modificação: 11/10/2018 18h58

No dia 05 de setembro foi realizado no auditório da UTFPR câmpus Dois Vizinhos o I Seminário Diversificação e especialização da agricultura do Sudoeste do Paraná , organizado pelo grupo de pesquisa Agroecologia e Agricultura Familiar.

Após a abertura do evento, ocorreu o lançamento dos cinco estudos de cadeias produtivas (Noz Pecã, Mel, Hortaliças folhosas, citros e soja orgânica) desenvolvidos pela UTFPR-DV. A apresentação foi realizada pelos discentes Maicon Heindrickson, Diandra Masurana, Marcel Chukewiski Jamil, Denise de Oliveira e Ivanessa Barth. Em seguida foi apresentada análise dos dados do IBGE sobre a produção na região Sudoeste do Paraná. A apresentação foi realizada pela aluno Aline Blau.

Por fim, o professor Marlon Clóvis de Medeiros, da Unioeste de Francisco Beltrão, proferiu a palestra “Capital financeiro, comoditização e as possibilidades da diversificação da agricultura no Sudoeste do Paraná”.

O objetivo do evento foi:

a) Apresentar os resultados de 5 estudos de cadeias produtivas alternativas à diversificação do Sudoeste do Paraná;

b) Analisar/ refletir sobre o desenvolvimento da agricultura da região a partir dos censos do IBGE;

c) Refletir sobre o desenvolvimento da agricultura regional e as potencialidades das alternativas;

d) Estabelecer parcerias para a continuidade do projeto.

Os estudos apresentados durante o evento procuraram conhecer a estrutura de produção e comercialização de cinco produtos (mel, noz pecã, soja orgânica, citros e hortaliças folhosas); subsidiar com informações as equipes técnicas e organizações da agricultura familiar; contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e o ensino. Desenvolvido a partir de pesquisas de campo e análise de dados oficiais, os estudos apresentam a estrutura de produção e comercialização de cada um destes produtos no âmbito mundial, nacional, estadual e regional.

O evento contou com a participação de cerca de 180 pessoas entre estudantes, professores e representantes de dez instituições: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor; Assesoar; Iapar; Embrapa/UMIPTT; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Cresol Dois Vizinhos; Emater Regional; Emater Dois Vizinhos; Coafar; Secretaria de Agricultura. Também participaram representantes da própria UTFPR: Professor Everton Lozano - Direção Geral do Câmpus, Professor Vicente de Macedo - Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e Professor Lucas Domingues, coordenador do curso de Agronomia.

Os estudos lançados durante o seminário foram desenvolvidos a partir e projetos de extensão orientados pelos professores Sidemar Presotto Nunes, Serinei Cesar Grígolo, Almir Antonio Gnoatto, Patricia Fernandes, Everton Marcos Batistela e Celso Eduardo Pereira Ramos. Nos 30 dias seguintes, a equipe do projeto irá concluir os estudos e divulgar à comunidade por meio de um blog criado especificamente para este objetivo. Após a conclusão destes estudos, outros cinco trabalhos serão realizados.