Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Etnobiologia

Etnobiologia

Atividade prática na disciplina trata sobre incursão ao estudo de populações tradicionais
publicado: 24/04/2018 14h39 última modificação: 24/04/2018 14h39

A aula prática realizada no dia 21 de abril na disciplina de Etnobiologia, proporcionou aos alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Dois Vizinhos, uma tarde de vivência em uma comunidade tradicional faxinalense, no município de Pinhão-PR. A disciplina faz parte da matriz curricular do curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV e também é ofertada a acadêmicos dos cursos de Agronomia e Biologia. A docente Patricia Fernandes, responsável pela disciplina, é Mestre em Desenvolvimento Rural e Doutora em Produção Vegetal com ênfase em Agroecologia.
A Etnobiologia é uma ciência que, embora tenha anos de pesquisa, recentemente vem sendo inserida nas matrizes curriculares de cursos ligados ao estudo do uso e manejo dos recursos naturais. Segundo estudiosos da área, a Etnobiologia busca observar, compreender e registrar as relações entre as pessoas e o ambiente onde elas vivem. Deste modo, o foco principal da ciência é a compreender as relações entre ambiente natural e pessoas que vivem neste ambiente. Estas pessoas, por sua vez, podem ou não pertencer aos chamados povos tradicionais.
O Paraná possui em seu território cerca de nove povos reconhecidos como tradicionais. Entre estes incluem-se aqueles definidos como faxinalenses, pequenos extrativistas localizados em região de mata de araucária, caracterizados pela coleta de pinhão e erva-mate, pela criação extensiva de animais no sub-bosque da floresta de araucária e pelo uso coletivo da terra para criação destes animais.
Foi a relação dos faxinalenses com os recursos da floresta nativa que propiciou a oportunidade de uma aula prática na disciplina de Etnobiologia. A atividade prática teve como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão de como aquela população tradicional se relaciona com a floresta, como compreende os recursos naturais através de sua vivência no meio natural e como o conhecimento técnico pode auxiliar em situações problemáticas daquela realidade. Além disso, os alunos puderam exercitar técnicas utilizadas para a realização de estudos etnobiológicos.