Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Expoforest

Expoforest

Docentes e acadêmicos do curso de Engenharia Florestal participam de Feira Florestal Brasileira e visita à empresa Duratex
publicado: 17/04/2018 16h34 última modificação: 17/04/2018 16h34

De 11 a 13 de abril de 2018 ocorreu a quarta edição da Expoforest – Feira Florestal Brasileira – considerada a maior feira do segmento na América Latina. A feira foi realizada no Município de Santa Rita do Passa Quatro – SP, em uma propriedade da empresa International Paper com mais de 200 hectares de floresta de eucalipto, tendo mais de 4 km trilha de percurso, mais de 250 expositores e público superior a 25.000 pessoas.
Dentre as diversas empresas relacionadas ao setor florestal e instituições Estaduais e Federais, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná esteve presente na feira com viagem organizada pelo Centro Acadêmico Prof. Sebastião do Amaral Machado do curso de Engenharia Florestal do campus Dois Vizinhos. A caravana UTFPR – DV contou com 34 alunos de diferentes semestres do curso de Engenharia Florestal, dentre eles representantes do Centro Acadêmico, Grupo PET e Empresa Jr., além dos professores do curso Prof. MSc. Douglas Edson Carvalho e Profa. MSc. Ana Paula Marques Martins.
A visita proporcionou aos participantes o contato com as mais novas tecnologias, como máquinas e implementos, softwares, insumos e biotecnologia florestal.
Complementando a viagem, na sexta-feira dia 13 de abril, foi realizada uma visita técnica à empresa Duratex, unidade de Itapetininga – SP. A Duratex é considerada a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul. Nessa etapa os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos produtivos da indústria de painéis MDF e MDP fabricados a partir da madeira certificada e proveniente de reflorestamento.
Esta foi uma experiência relevante para a formação dos alunos, como ressaltado pelos próprios, uma vez que tiveram a oportunidade de conhecer muitas alternativas do mercado de trabalho, sanar dúvidas e compartilhar ideias, assim como, conhecer pessoas e aumentar suas redes de contato profissional.