Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Extensão

Extensão

Projeto de Extensão da UTFPR realiza oficina sobre uso de mídias sociais para Agricultores Familiares
publicado: 04/12/2018 06h29 última modificação: 04/12/2018 06h36

Nos dias 16 e 23 de novembro, foi realizada uma oficina sobre o uso de mídias sociais na comunidade rural do São Francisco do Bandeira, Dois Vizinhos. A Oficina teve como monitores, acadêmicos do Curso de Engenharia de Software e de Agronomia, sob coordenação do projeto Professor Dr. Almir Antonio Gnoato. A oficina tem como objetivo orientar os agricultores familiares a utilizar mídias sociais.

A rede social whatsapp já alcança a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês e está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Com esse intuito, a UTFPR colocou em prática um projeto de extensão que busca incluir as famílias rurais na era digital, com aplicativos e redes sociais que possam melhorar o trabalho no campo com comunicação e auxílio nas atividades agrícolas ou até mesmo para as horas de lazer.

Em parceria com a Cooperativa de Credito com Interação Solidaria – CRESOL de Dois Vizinhos, participaram das atividades 13 alunos. A turma foi organizada pelo Agricultor Familiar Fernando Calgaroto, membro da direção da cooperativa. Nas oficinas, foi abordado o aplicativo whatsapp,  desde o mecanismo de instalação e operacionalização, respeitando os conhecimentos e limitações de cada participante.

O Agricultor Familiar Fernando, em depoimento sobre a Oficina, afirma que “É de suma importância levar essa inclusão digital às pessoas com dificuldades de utilizar smartphones e computadores com intuito de ingressar em redes sociais. Gostaria de deixar meus parabéns e agradecimentos a UTFPR por estar dando a oportunidade desse curso para os Agricultores Familiares da comunidade do São Francisco do Bandeira e agradecer ao  comprometimento e interesse dos alunos em participar.

Estas ações fazem parte do Projeto de Extensão intitulado “O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura Familiar.