Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Extensão

Extensão

Docentes e discentes da UTFPR-DV auxiliam agricultores de Salto do Lontra a planejar sua propriedade rural
publicado: 17/07/2019 08h44 última modificação: 11/01/2023 16h01

Na última quinta-feira, dia 10 de julho, alunos da disciplina de Planejamento de Propriedades Rurais do 9º período do Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) participaram de um encontro na comunidade de Santa Teresinha, no Municipio de Salto do Lontra. O objetivo da ação foi entregar um estudo  realizado na disciplina, sob orientação dos professores Dr. Almir Antonio Gnoatto e Dr. Serinei César Grigolo, em que os alunos articularam os conhecimentos adquiridos na aplicação do diagnóstico rural e a partir disso desenvolver um projeto de mudança para a propriedade rural e família.

Ao longo do semestre, foram realizadas várias visitas técnicas para coletar informações a fim de analisar cada uma das noves propriedades, com intuito de melhorar o sistema de produção, finanças, comercialização e do uso da mão de obra, isto é, da gestão rural. Cada grupo desenvolveu o projeto em uma propriedade levando em consideração a situação socioeconômica e produtiva, os sonhos e as perspectivas dos agricultores e suas famílias,  visando encontrar soluções aos problemas existentes na propriedade rural e sugerir melhorias futuras, a curto, médio e longo prazo.

No projeto, foram aplicadas metodologias e ferramentas da administração como Renda Agrícola (RA), Renda Não Agrícola (RNA), Renda por Superfície Agrícola Útil (R$/SAU) e Renda por Unidade de Trabalho Homem (R$/UTH), Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Técnicas Modernas de Análise de Viabilidade em projetos como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL).

Para apresentar o estudo, uma ação de extensão universitária denominada “Encontro de Apresentação das Propostas de Planejamento Futuro das Propriedades Rurais” foi desenvolvida pela UTFPR-DD. O evento contou com a presença de alunos, professores responsáveis pela disciplina, Direção-Geral da UTFPR-DV, produtores rurais e respectivas famílias, parceiros da ação como profissionais da extensão rural da EMATER e de dirigentes da Cooperativa de Crédito CRESOl. O momento oportunizou trocas de conhecimentos, envolvendo acadêmicos de cada grupo com os produtores de cada propriedade e os técnicos da EMATER.

Ao final,  os futuros engenheiros (as) agrônomos (as) apresentarama situação atual e propostas de melhorias, entregando um documento com o estudo detalhado realizado, visando melhoria na eficiência no uso dos recursos e na sustentabilidade das propriedades rurais com qualidade de vida.

O encontro foi uma iniciativa importante para a formação acadêmica, geração e aplicação de conhecimentos visando resolver problemas e contribui para estreitar os laços da universidade com a comunidade externa, promovendo o desenvolvimento local.