Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Extensão

Extensão

Acadêmicos da UTFPR-DV realizam ação de extensão sobre Planejamento de Propriedades Rurais em Nova Prata do Iguaçu
publicado: 12/12/2019 11h08 última modificação: 11/01/2023 16h01

No dia 05 de dezembro, acadêmicos da disciplina de Planejamento de Propriedades Rurais (PPR) do 9º período do Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) participaram de um encontro no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Prata do Iguaçu para entregar aos agricultores participantes o planejamento realizado durante a disciplina. Os estudantes articularam os conhecimentos adquiridos durante o curso para a realização de diagnóstico e a partir do mesmo, planejaram ações e realizaram projetos que visam melhorias para a família e suas propriedades rurais. O planejamento rural auxilia os agricultores na tomada de decisões e na preparação das propriedade para o futuro.

Os trabalhos foram realizados sob a orientação dos professores Dr. Almir Antonio Gnoatto e Dr. Serinei César Grigolo. Ao longo do semestre, os alunos fizeram várias visitas técnicas a cada uma das nove famílias participantes para coletar informações. Em seguida, os dados foram analisados, gerando indicadores para cada propriedade. Cada grupo de estudantes acompanhou uma propriedade indicada pela EMATER durante um semestre letivo. Os projetos levaram em consideração a situação socioeconômica e produtiva, os sonhos e as expectativas dos agricultores e suas famílias, bem como apontaram soluções aos problemas existentes na propriedade rural e sugeriram melhorias a curto, médio e longo prazo.

Foram aplicadas metodologias de diagnóstico e de planejamento para obtenção de indicadores. Na dimensão econômica obteve-se a Renda Agrícola (RA), a Renda Não Agrícola (RNA), a Renda por Superfície Agrícola Útil (R$/SAU) e Renda do trabalho, dada pela Unidade de Trabalho Homem (R$/UTH). Também foram utilizadas técnicas de planejamento estratégico e viabilidade de projetos como Análise FOFA/SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Índice de Lucratividade (IL).

Para apresentar o estudo as famílias agricultoras, uma ação de extensão universitária denominada “Encontro de Apresentação das Propostas de Planejamento das Propriedades Rurais” foi desenvolvida pela UTFPR-DV e EMATER. O evento contou com a presença de alunos, professores responsáveis pela disciplina, Direção-Geral, produtores rurais e respectivas famílias, bem como os parceiros da ação como profissionais da extensão rural da EMATER, SEAB, Prefeitura Municipal e dirigentes da Cooperativa SICREDI. O momento oportunizou trocas de conhecimentos, entre acadêmicos e os respectivos produtores de cada propriedade.

Ao final, os futuros Engenheiros Agrônomos, Zootecnistas e Engenheiros Florestais matriculados na disciplina de PPR apresentaram a situação atual e as propostas de melhorias, entregando para os agricultores um documento com o estudo detalhado que considera a eficiência no uso dos recursos e as estratégias de gestão visando a sustentabilidade das atividades e propriedades rurais na busca da qualidade de vida no horizonte de curto médio e longo prazo.

O encontro foi uma iniciativa importante para a formação acadêmica, pois os agricultores tiveram importante contribuição nesta formação, ao mesmo tempo que foi uma oportunidade oferecida aos estudantes de aplicação de seus conhecimentos para resolver os problemas dos agricultores, bem como as possíveis intervenções técnicas por meio da promoção do diálogo e da comunicação. Este projeto está no terceiro ano de parceria com a EMATER e tem proporcionado o estreitamento dos laços da universidade com a comunidade externa, promovendo o desenvolvimento local.