Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > FLISOL 2018

FLISOL 2018

Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre ocorrerá no dia 28 de abril no SESI/SENAI de Dois Vizinhos em parceria com o curso de Engenharia da Software da UTFPR-DV
publicado: 23/04/2018 17h30 última modificação: 23/04/2018 17h30

No dia 28 de abril ocorrerá o 14º Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). FLISoL é o maior evento de disseminação de Software Livre na América Latina e destina-se a todos os tipos de público: estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, entusiastas e até mesmo pessoas que não têm muito conhecimento de informática.

Em Dois Vizinhos, o FLISoL ocorrerá no SESI/SENAI das 08:30 às 17:30 e está sendo organizado na forma de projeto de extensão pelo prof. Lúcio Rocha e discentes do curso de Engenharia de Software. As inscrições para participar são feitas no site: https://doity.com.br/flisoldv2018

O foco do FLISoL desse ano em Dois Vizinhos é o InstallFest. InstallFest é um evento, geralmente patrocinado por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto. É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do InstallFest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Às vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Os InstallFests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. Os InstallFests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento dependerá da organização que o patrocina. “InstallFest” captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações muitas vezes difíceis."

O FLISoL é realizado desde 2005 e desde 2008 foi adotado no 4º sábado de abril de cada ano. A admissão é gratuita e seu objetivo principal é promover o uso do software livre, divulgando ao público em geral sua filosofia, escopo, progresso e desenvolvimento.

O evento é organizado pelas várias comunidades locais de Software Livre e é desenvolvido simultaneamente com eventos nos quais software livre é instalado, gratuitamente e totalmente legal, nos computadores que os participantes carregam. Além disso, paralelamente, palestras, palestras e workshops são oferecidos sobre questões locais, nacionais e latino-americanas em torno do Software Livre, em todas as suas expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.