Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Reconhecimento

Agronomia

Curso da UTFPR-DV obtém conceito máximo no Enade 2016
publicado: 25/09/2017 08h28 última modificação: 25/10/2017 10h53

O curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do Câmpus Dois Vizinhos (DV) recebeu conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2016, cujos resultados foram publicados em Diário Oficial e divulgados, nesta sexta-feira (1°), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

No ranking nacional dos cursos de Agronomia, as três Instituições com melhor colocação são do estado do Paraná. A UTFPR alcançou a 3ª colocação entre as Instituições de Ensino Superior e a 1ª colocação entre as Instituições Federais de Ensino Superior.

As provas do Enade 2016 foram aplicadas em 20 de novembro. Da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, participaram 61 alunos concluintes do curso. Em todo o país, participaram 195.757 estudantes (de 216.064 inscritos).

Neste ano, o Inep divulgou, de forma separada, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD, como um índice de qualidade. No IDD, o curso de Agronomia obteve o Conceito 4. Outra novidade na divulgação dos indicadores, que passa ser dividia em duas etapas, é a antecipação da disponibilidade dos dados, precedendo à próxima edição do Enade. Antigamente essa divulgação só ocorria após a realização do exame.

Neste ano, o Enade terá provas em 26 de novembro. Da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, participarão os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Licenciatura em Ciências Biológicas.

De acordo com o Diretor-Geral do Câmpus, o professor Dr. Everton Lozano, trata-se de um resultado muito significativo para toda a instituição, em especial para o Câmpus Dois Vizinhos, pois o curso de Agronomia é novo, sendo este resultado obtido com a formação da primeira turma de Agronomia. “O curso de Agronomia é novo, no entanto, contamos com um corpo docente e técnico muito qualificado (Câmpus da UTFPR com o maior percentual de doutores), dedicado e comprometido com a qualidade do ensino. Além disso, temos uma infraestrutura de Ensino excelente – a fazenda possui 193 hectares e dispõe de inúmeras Unidades de Ensino e Pesquisa – UNEPEs, como Mecanização Agrícola, Fruticultura, Culturas Anuais etc, além de diversos laboratórios, totalizando mais de 55 espaços de ensino e aprendizagem (UNEPEs e Laboratórios) à disposição dos nossos alunos”. O diretor salienta ainda  sobre o referido resultado “Este resultado é um indicador muito importante para nós, pois é um balizador do nosso trabalho e metas a serem alcançadas – Buscamos a excelência no ensino para todos os cursos” – e estamos no caminho certo. A UTFPR, o Câmpus Dois Vizinhos e até mesmo o município ganharão mais notoriedade no país, uma vez que agora somos referência nacional no ensino de Agronomia”.

O Curso de Agronomia do Câmpus Dois Vizinhos também alcançou Conceito 5 na avaliação para Reconhecimento do Curso pelo MEC, realizado no ano de 2015.

Entenda um pouco sobre o conceito Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.  O Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país. Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para Agronomia ocorreu em 2016, ele só será repetido em 2019.

Os resultados do Enade poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

O conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado), além de siglas, são bons indicadores na escolha da faculdade.

O Conceito Enade leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados.  As notas abaixo de 3 pontos são consideradas insatisfatórias pelo Ministério da Educação. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de ensino, é preciso tirar entre 3 pontos, que é a nota esperada; 4 que está acima da média; e 5, nota máxima.

O Enade não distingue se os alunos saem bem da faculdade porque já eram bons antes de entrar ou se a Instituição ofereceu um ensino de qualidade. Para tentar descobrir o quanto a Instituição de Ensino ajudou o universitário, foi criado o IDD, que inclui o perfil sócio-econômico do estudante, além de sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no momento em que ele ingressa no curso. Somados à nota do Enade, esses critérios permitem avaliar o quanto o curso agregou à formação do estudante.