Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > História

História

A Equipe Diretiva da UTFPR-DV recebeu a visita de Jaime Jacir Guzzo e Valdir Luiz Pagnoncelli no dia 16 de setembro
publicado: 24/09/2019 10h25 última modificação: 11/01/2023 16h01

No último dia 16 de setembro, a Equipe Diretiva da UTFPR câmpus Dois Vizinhos, recebeu a visita de Jaime Jacir Guzzo e Valdir Luiz Pagnoncelli. Na ocasião, Jaime relatou sobre as duas gestões (1965 - 1969 e 1997 - 2000) em que foi Prefeito de Dois Vizinhos e seus esforços em materializar a ideia de construir o que seria a primeira Escola Agrotécnica Federal (EAF) do Estado no município de Dois Vizinhos. Ainda durante o primeiro mandato, foi elaborado um projeto para a criação da EAF. Em 1993, durante a gestão do então prefeito Olivindo Antonio Cassol, foi feito um projeto federal para a criação da Escola Agrotécnica Federal, mas para isso o município precisaria disponibilizar uma área para sua instalação.

No dia 16 de junho de 1993, o prefeito Cassol designou uma Comissão, através do Decreto N° 1773/93, para para estudar e avaliar possíveis áreas na região. A Comissão foi composta por: Jaime J. Guzzo, Valdir A. Bernardi, Antônio C. Guzzo, Gelavir Toscan, Valdir L. Pagnoncelli, Joseti Meimberg, Amantino A. Marcante e Teolides P. dos Santos.  A Comissão analizou propostas e verificou a localização das áreas que estavam a mais ou menos cinco quilômetros da cidade com fácil acesso em razão do calçamento que estava sendo construído para Boa Esperança do Iguaçu. Além e principalmente de que se tratavam de áreas quase que em sua totalidade mecanizadas, com prática de conservação de solos consideradas nobres para o empreendimento que se pretendia aí localizar. Assim, a Comissão sugeriu ao Sr. Prefeito Municipal que adquirisse os terrenos abaixo listados para que no futuro pudessem se orgulhar dessa iniciativa:

Proprietários

Alqueires adquiridos pela Prefeitura

Gomercindo Rizzi

42.872

Darci Smaniotto e outro

1.447

Antonio Manjabosco

9.447

Rosmeri de Fatima Stopasoli e outras

4.291

Orides Manjabosco

15.002

Paulo Cesar Dalpasquale

8.000

81.059

Jaime destacou que antes do início das atividades da EAF em 1997, a prefeitura disponibilizou em torno de quinhentos mil reais (em valores da época) para finalizar as estruturas necessárias, auxiliar na instalação de água e luz, além de disponibilizar através de empréstimo, alguns servidores e diversos móveis.

A Unidade de Ensino Descentralizada - UNED Dois Vizinhos estava vinculada inicialmente à EAF de Rio do Sul-SC, porém a autarquização da UNED Dois Vizinhos, foi buscada incessantemente, até ser incorporada, posteriormente, pelo sistema CEFET-PR.  Com a transformação do sistema CEFET em Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ano de 2005, criou-se o Câmpus Dois Vizinhos, com sede administrativa no próprio câmpus.

Jaime citou que a EAF, hoje UTFPR câmpus Dois Vizinhos, chegou à cidade após vários ciclos econômicos vividos na região. O primeiro foi o ciclo da madeira, ocorrido na década de 50, foi rápido e passageiro. Em seguida veio o ciclo do feijão, da suinocultura e do milho. Posteriormente, veio o ciclo da soja e com isso entrou a Sadia (hoje BRF). Entrando a Sadia, junto com a agricultura, entrou a bovinocultura de leite.

O Sr. Guzzo finalizou dizendo que “Nós temos orgulho de ter participado, há mais de 20 anos, do começo, fazer com que o agricultor tivesse uma experiência com orientação técnica, isso era muito bom”.

No último dia 23 de setembro, UTFPR comemorou 110 anos. Há 16 anos (desde que a EAF foi incorporada ao CEFET) Dois Vizinhos ajuda a construir essa história. Uma bela trajetória de uma instituição e um Câmpus que vem trasnformando gerações e a comunidade onde está inserida. A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos agradece imensamente aos pioneiros, em especial ao senhor Jaime Guzzo por ter acreditado na educação e ser um dos precursores do que hoje é a UTFPR-DV.