Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Homenagem

Couni realiza a outorga de título honorífico da UTFPR à Jaime Jacir Guzzo
publicado: 05/03/2020 16h11 última modificação: 11/01/2023 16h01

Os membros do Conselho Universitário (Couni) da UTFPR realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 06, a sessão solene de outorga de títulos. O título de  Doutor Honoris Causa foi concedido ao ex-deputado federal Alex Canziani, responsável pela articulação da transformação do então Cefet-PR em UTFPR e pela implantação de alguns câmpus da Universidade; o de Professor Honoris Causa foi dado ao vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal), Luís Manuel Santos Pais, um dos principais parceiros internacionais da UTFPR; e os de Mérito Universitário aos professores da UTFPR Flávio Neves Júnior, José Aguiomar Foggiatto, Paulo José Abatti, Tamara Simone Van Kaick; e a Jaime Jacir Guzzo, ex-prefeito de Dois Vizinhos. O evento foi realizado no Auditório do Câmpus Curitiba e transmitido ao vivo pela internet.

Para compor a mesa de abertura de evento estavam presentes o reitor Luiz Alberto Pilatti, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto, o diretor-geral do Câmpus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, o vice-governador e governador em exercício do Paraná, Darci Piana, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Isidoro Afonso Rodrigues, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Alberto Sobrinho Teixeira, o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanata, a deputada federal Luisa Canziani, e a secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Silva Bacilla. Também estavam presentes demais dirigentes e autoridades do Paraná e de Portugal, além de servidores e alunos da instituição.

O reitor Pilatti parabenizou e enalteceu a importância dos títulos entregues e destacou o papel dos homenageados no retorno dos investimentos da edução para a sociedade. "Vocês fazem a diferença, vocês mudaram a vida de outras pessoas. Esse é o bem mais precioso que vocês podem levar e a UTFPR é uma excelência em universidade por pessoas como vocês", destaca.

A entrega dos títulos de Mérito Universitário relembrou a atuação e trajetória de alguns professores da Universidade, como a pesquisa de prótese em 3D para mutilados do professor José Aguiomar Foggiatto; as pesquisas que já estão em andamento há mais de 18 anos do projeto de pesquisa e desenvolvimento de petróleo e gás da UTFPR com a Petrobras que já gerou mais de cem bolsas de graduação, mais de 60 de mestrado e 18 de doutorado, do professor Flávio Neves Júnior; o início e o avanço dos trabalhos das atividade de pós-graduação da Universidade, do professor Paulo José Abatti; de todos o trabalho de extensão e pesquisa em meio ambiente, sustentabilidade e saúde nacional e internacional da professora Tamara Simone Van Kaick. Também foi homenageado o ex-prefeito de Dois Vizinhos, Jaime Jacir Guzzo, um dos principais responsáveis pela implantação do Câmpus da Universidade na cidade.

A outorga dos títulos foi aprovada na sessão do Couni realizada no último mês de dezembro.

Jaime Guzzo foi prefeito de Dois Vizinhos durante duas gestões (1965 - 1969 e 1997 - 2000) e não mediu esforços em materializar a ideia de construir o que seria a primeira Escola Agrotécnica Federal (EAF) do Estado no município de Dois Vizinhos. Ainda durante o primeiro mandato, foi elaborado um projeto para a criação da EAF. Em 1993, durante a gestão do então prefeito Olivindo Antonio Cassol, foi feito um projeto federal para a criação da Escola Agrotécnica Federal. , mas para isso o município precisaria disponibilizar uma área para sua instalação. Antes do início das atividades da EAF em 1997, a prefeitura disponibilizou em torno de quinhentos mil reais (em valores da época) para finalizar as estruturas necessárias, auxiliar na instalação de água e luz, além de disponibilizar através de empréstimo, alguns servidores e diversos móveis.

A Unidade de Ensino Descentralizada - UNED Dois Vizinhos estava vinculada inicialmente à EAF de Rio do Sul-SC, porém a autarquização da UNED Dois Vizinhos, foi buscada incessantemente, até ser incorporada, posteriormente, pelo sistema CEFET-PR.  Com a transformação do sistema CEFET em Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ano de 2005, criou-se o Câmpus Dois Vizinhos, com sede administrativa no próprio câmpus.

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos agradece imensamente aos pioneiros, em especial ao senhor Jaime Guzzo por ter acreditado na educação e ser um dos precursores do que hoje é a UTFPR-DV.

Confira as fotos do evento no Flickr Oficial da UTFPR.