Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > IAPAR 45 anos

IAPAR 45 anos

No dia 06 de outubro, o IAPAR - Estação/Polo Regional Pato Branco realizou, em comemoração aos 45 anos do IAPAR, o IV Seminário Paranaense de Inovação: edição Sudoeste.
publicado: 12/10/2017 10h04 última modificação: 12/10/2017 10h23

No dia 06 de outubro, o IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) - Estação/Polo Regional Pato Branco realizou, em comemoração aos 45 anos do IAPAR, o IV Seminário Paranaense de Inovação: edição Sudoeste. O Seminário ocorreu na Estação/Polo do Instituto Agronômico do Paraná em Pato Branco e foi realizado pelo IAPAR juntamente com as seguintes entidades: SEAB, SETI, SEFA, SEBRAE, CEPARTEC, SRI SUDOESTE, UMIPTT e PARQUE TECNOLÓGICO de Pato Branco.

O objetivo do evento foi discutir estratégias para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a inovação na agropecuária e em segmentos “fora da porteira”, como alimentos, saúde, energia, logística, automação e outros, visando qualificar o desenvolvimento regional com a criação e atração de empresas de base tecnológica nesses segmentos. Como a Agroinovação depende de trabalho integrado e colaborativo entre universidades, centros de pesquisa, empresas, governo e sociedade, o Seminário trouxe apresentações sobre as principais iniciativas integradoras da região, como o Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI Sudoeste), a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia Agropecuária (UMIPTT Sudoeste), o Parque Tecnológico de Pato Branco e o Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica (NEA Sudoeste).

O evento foi aberto pelo presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, e autoridades regionais às 8 horas da manhã, teve também apresentações sobre programas federais de apoio à Agroinovação na Agricultura Familiar, por representante da Secretaria Especial do Desenvolvimento Rural (SEAD), e do próprio Instituto Agronômico do Paraná, que apresentou suas estratégias de Agroinovação para o Estado do Paraná.

Na ocasião estiveram presentes autoridades regionais e estaduais. Da UTFPR-DV participaram o Diretor-Geral, prof. Dr. Everton Lozano, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, prof. Dr. Vicente de Paulo Macedo e os professores Almir Gnoato e Adriana Camera. O evento culminou em um almoço de comemoração pelos 45 anos e pelas parcerias com UTFPR dos Câmpus de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco.