Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Inauguração

Inauguração

Bloco G10 é inaugurado na UTFPR Câmpus Dois Vizinhos
publicado: 26/04/2019 10h15 última modificação: 11/01/2023 16h01

Na tarde de quarta-feira, 24 de abril de 2019, ocorreu a cerimônia de inauguração do Bloco G10, no Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR. O Bloco G10 possui área total de aproximadamente 5.000 m2, compreendendo quatro pavimentos nos quais estão distribuídos laboratórios, espaços para pesquisa, ambientes administrativos para coordenações e secretarias de cursos, sala de reuniões e videoconferência, perfazendo um investimento de R$ 9 milhões de reais em verbas federais.

A construção do bloco possibilitou a instalação de novos espaços para desenvolvimento de atividades de ensino, contribuindo para a consolidação dos cursos ofertados; também atividades de pesquisa, fortalecendo a Pós-Graduação, e atividades de extensão, possibilitando novos projetos e prestação de serviços à comunidade de Dois Vizinhos e região. Também foram disponibilizados novos ambientes administrativos para o ensino e pesquisa.

Estiveram presentes na inauguração, o Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professor Luiz Alberto Pilatti; a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto; pró-reitores, diretores e assessores da Reitoria; além de Diretores-Gerais de dez Câmpus da UTFPR.

Estiveram também presentes nesse momento especial para a comunidade universitária, Prefeito do Município de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isoton; o vereador João Marcos Martins Moreira (Nino); o Diretor do Câmpus de Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul, Antônio Marcos Myskiw; assessor Adão dos Santos, representando o Deputado Federal Toninho Wandscheer; assessor Rogério Mazetto, representando a Deputada Federal Leandre Dal Ponte;  entre outras autoridades, além de servidores, convidados e alunos da instituição.

O Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professor Luiz Alberto Pilatti, em seu discurso, afirmou que o maior patrimônio da sociedade brasileira são as universidades públicas, citando como exemplo a produção científica brasileira que é feita quase exclusivamente dentro das instituições públicas de ensino.  A educação é a única possibilidade que temos para ter um país diferenciado”, destacou Pilatti. Luiz Alberto Pilatti agradeceu o total empenho e dedicação do Diretor-Geral do Câmpus Dois Vizinhos, professor Everton Lozano, enaltecendo o excelente trabalho que vem desenvolvendo frente à instituição, bem como o zelo e o carinho dos demais servidores dessa universidade.

Segundo o Diretor-Geral, prof. Everton Lozano, “Hoje, ao inaugurar essa grande obra tão sonhada e batalhada por várias pessoas, entregamos muito mais do que infraestrutura; entregamos um espaço que abrigará sonhos, realizações, esperança, perspectivas positivas, desafios, atuando como um campo fértil para a produção do conhecimento e desenvolvimento da sociedade”.

Após o término dos discursos das autoridades que compunham a mesa, foi feito o descerramento d placa inaugural pelo Diretor-Geral Everton Lozano, junto com o Reitor Luiz Alberto Pilatti e o prefeito de Dois Vizinhos Raul Isotton. Everton fez questão de convidar também os ex-Diretores-Gerais Sergio Mazzaro e Alfredo de Gouvea que durante as suas gestões participaram da elaboração do projeto e do início das obras.

Na sequência, a fim de oficializar a abertura do Bloco G10, todos os presentes foram convidados para o desenlace da fita inaugural, feito pelo Reitor, professor Luiz Alberto Pilatti, o Prefeito do Município de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isoton e o Diretor-Geral do Câmpus Dois Vizinhos, professor Everton. Após o desenlace, todos os presentes visitaram as instalações do prédio.

O Câmpus

A história da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos começou ainda na década de 1970, quando representantes políticos, comunitários e com o apoio do conjunto da população, que mais tarde viria se constituir na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, materializaram a ideia de construir o que seria a primeira Escola Agrotécnica Federal (EAF) do Estado.

Em meados de 2001, a unidade Dois Vizinhos se incorporou ao sistema CEFET-PR. Em 2005, logo após o CEFET ser transformado em  Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi criado o Câmpus Dois Vizinhos, com sede administrativa no próprio câmpus.

O Câmpus Dois Vizinhos, referência na área de Ciências Agrárias e tecnologia, possui cerca de dois mil alunos matriculados, nos cursos de graduação de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Licenciatura em Educação do Campo e Zootecnia, bem como nos três cursos de mestrado em Biotecnologia, Agroecossistemas e Zootecnia.