Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Internacionalização

Internacionalização

Professor da UTFPR-DV participa de curso na Universidade Sueca de Ciências Agronômicas
publicado: 16/10/2017 13h38 última modificação: 16/10/2017 13h40

No mês de setembro, a Universidade Sueca de Ciências Agronômicas (Swedish University of Agricultural Sciences), localizada em Umeå, promoveu o curso sobre Política Florestal International: Estado da Arte (State-of-art in International Forest Policy), no âmbito dos cursos de pós-graduação promovidos por aquela Instituição. Foram discutidos os mecanismos de integração e adaptação das leis florestais considerando os interesses distintos dos diferentes países da União Europeia, e as políticas que a Alemanha e Noruega vêm desenvolvendo em países em desenvolvimento, para a redução do desmatamento e a mitigação das mudanças climáticas. O professor do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, Dr. Alvaro Boson de Castro Faria, teve oportunidade de participar do evento, com auxílio de recursos do Edital PROGRAD 10/2017.

Também participaram do curso, alunos de doutorado de países como Bulgária, Estados Unidos, Espanha, China, Suécia, Tanzânia e Noruega. “A experiência foi muito proveitosa - argumenta o professor – pois a União Europeia possui um território continental que busca integrar interesses do setor florestal com a agenda ambiental entre os seus diferentes países, e já o Brasil, é um país com área continental que já possui uma legislação fortemente centralizada. Tive a oportunidade de contextualizar a nossa realidade”.

O Edital PROGRAD 10/2017 tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de ações de caráter internacional no ensino da graduação. “Agradeço a UTFPR pelo recurso financeiro, pois a partir desta experiência, será possível propor alterações nas disciplinas de Incêndios Florestais e de Política e Legislação Ambiental, no âmbito da reforma curricular conduzida pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Florestal.