Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Internacionalização

UTFPR-DV recebe visita de estudantes e professores da Argentina
publicado: 21/10/2019 09h12 última modificação: 11/01/2023 16h01

Nos dias 09 e 10 de outubro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, recebeu 60 alunos do quarto ano do curso de Agronomia, além dos professores Monica Sacido e Gustavo Llobet, da Facultad de Agronomia de Rosário, Provincia de Santa Fé, Argentina.

A profa. Monica Sacido tem como meta para a disciplina de “Pasturas y forrajes”, em que é professora titular, realizar viagens técnicas que incorporar aos alunos, novidades e possibilidades para sua vida profissional.

O contato da viagem técnica se iniciou em maio de 2019, a partir de uma reunião conjunta entre docentes do UTFPR-DV, UTFPR-PB, Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UTFPR – Luis Maurício Resende, Diretoria de Relações Interinstucionais (DIRINTER) da UTFPR e representantes de universidades da Argentina e do Paraguai, em Pato Branco. O objetivo da reunião foi promover a mobilidade estudantil internacional. Os avanços nas tratativas, culminaram com a estadia dos alunos argentinos na UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos.

No dia 09, pela manhã, foram feitas visitas às várias unidades de ensino, iniciando pelo Laboratório de Sementes, passando para a área de Culturas Anuais, em que foram temas as culturas da soja, de milho e trigo, bem como as condições químicas e físicas do solo relacionadas com as pesquisas que vem sendo desenvolvidas a mais de 10 anos no campo. Na sequência, passou-se para a Fábrica de Ração, com ênfase no processamento e implicação do mesmo no aproveitamento pelos animais. Na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEPE) de Piscicultura, foi discutida a produção em sistema fechado de abastecimento de água e produção de tilápia, jundiá e carpa. Foram feitas visitas ainda às UNEPES de Ovinocultura, Bovinocultura de Leite e Bovinocultura de Corte.

À tarde, os acadêmicos realizaram visita à fazenda do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) de Pato Branco, sendo recebidos pelos pesquisadores André Finkler Silveira e Joyce Assmann, que apresentaram toda a estrutura de pastagens e produção leiteira e de caprinos, ressaltando a importância da contribuição do pasto na dieta animal e no bem-estar.

Os discentes e os professores argentinos ficaram encantados com a estrutura da Fazenda-Escola que a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos possui, e externaram a vontade de retornar ao Câmpus para estágio de conclusão de curso e/ou para um mestrado nas áreas de pesquisa existentes. Os docentes se mostraram abertos à interação de trabalhos de pesquisa entre as Universidades, com possibilidades de intercâmbio de docentes e de pós-graduandos.

A profa. Lilian Mayer, Coordenadora do curso de Zooctenia da UTFPR-DV, destacou “que foi uma visita técnica muito proveitosa e de estímulo aos nossos alunos, que puderam interagir com os visitantes