Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Internacionalização

Internacionalização

UTFPR câmpus Dois Vizinhos promove o 1º Seminário Internacional de Materiais em Substituição ao Plástico
publicado: 28/02/2020 19h07 última modificação: 11/01/2023 16h01

Entre os dias 04 e 05 de março, ocorrerá o 1º Seminário Internacional de Materiais em Substituição ao Plástico, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Dois Vizinhos. O evento faz parte do processo de assinatura de Acordo de Cooperação entre a UTFPR e a Universidade Estadual de Michigan (Michigan State University – MSU) dos Estados Unidos. O objetivo é possibilitar o encontro entre as partes interessadas, pesquisadores da área, representantes de indústrias do setor de materiais lignocelulósicos e acadêmicos do Câmpus Dois Vizinhos-PR. Os seminários abordarão a problemática do plástico no mundo atual, a importância do uso dos recursos florestais como fonte de matéria prima alternativa ao plástico, bem como as necessidades de pesquisa e desenvolvimento dentro dos setores produtivos de embalagens de madeira e de papel e/ou outros produtos derivados de madeira. Como parte do evento, será realizada também uma reunião para formalização do Acordo de Cooperação Internacional com a MSU, além uma visita técnica à KLABIN S/A. O evento é gratuito e as inscrições ocorrerão no Auditório Dr. Douglas Sampaio Henrique, no dia do evento, das 07:30 às 08:30.

Programação:

04 de março de 2020

Abertura – Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva - Diretor Geral UTFPR

Palestra - Prof. Donatien Pascal Kamdem – MSU

Palestras - Mayara Felix Santana e Aline Aparecida Ludvichak - KLABIN S/A

Intervalo

Palestra - Prof. Cilene Cristina Borges – UTFPR

Palestra – Prof. Eleandro J. Brun – AEFOS

Mesa redonda

Intervalo almoço

Reunião

05 de março de 2020

Viagem

Visita técnica à KLABIN S/A

Retorno

Palestrantes:

Donatien Pascal Kamdem, Ph.D.

Professor Adjunto da Escola de Embalagem - Michigan State University (MSU).

Área de Pesquisa: Embalagens – Propriedades de embalagens feitas de materiais lignocelulósicos, Tecnologia para reduzir custos e estender a vida útil de materiais para embalagens.

Aline Aparecida Ludvichak, M.Sc.

Engenheira Florestal (UTFPR), Mestre em Engenharia Florestal  (UFSM), Pesquisadora na Klabin S/A

Área de Pesquisa: Ecofisiologia e Produtividade Florestal, Nutrição e Silvicultura.

Mayara Felix Santana, M.Sc.

Engenheira Química (UNILESTE-MG), Mestre em Engenharia Química (UFV), Pesquisadora na Klabin S/A

Área de Pesquisa: Barreiras e Papéis.

Cilene Cristina Borges, Dra.

Professora Adjunta do Curso de Engenharia Florestal da UTFPR

Área de Pesquisa: Tecnologia e utilização de Produtos Florestais - Biodegradação e preservação de madeiras, Celulose e papel, Componentes químicos e anatômicos da madeira.

Eleandro José Brun, Dr.

Professor Associado da UTFPR, Presidente da Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (AEFOS)

Área de pesquisa: Silvicultura – Implantação e condução de florestas, Ecologia florestal aplicada, Viveiros e mudas florestais, Arborização urbana.

Equipe organizadora:

Profa. Dra. Cilene Cristina Borges – UTFPR (Coordenadora do evento)

Prof. Dr. Edgar de Souza Vismara – UTFPR

Prof. Dr. Eleandro José Brun – UTFPR