Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > IV CCT

IV CCT

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2017, foi realizada a quarta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da UTFPR-DV. Neste ano, o tema do evento foi “A Matemática está em tudo”.
publicado: 18/11/2017 09h01 última modificação: 20/11/2017 19h32

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2017, foi realizada a quarta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos (IV CCT – UTFPR-DV). Desde sua primeira edição, o evento visa agregar conhecimentos técnico-científico aos estudantes da Instituição e aos visitantes de toda a região. Neste ano, o tema do evento foi “A Matemática está em tudo”, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. O IV CCT teve número recorde de inscrições, com 1.038 participantes e publicação de 177 trabalhos, apresentados no formato de pôster ou oralmente. Os interessados em visualizar os trabalhos, estes estão disponíveis no portal do IV CCT.

Os trabalhos foram publicados no formato de resumo expandido nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Engenharia de Software e Informática, Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia / Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Educação/Ensino e Extensão/Sociologia/ outros. Estes trabalhos mostram parte dos estudos desenvolvidos dentro da UTFPR e em mais de 25 outras instituições participantes do evento, abrangendo todo o Brasil, entre elas: FADEP, UNISEP, IFPR, IFMS, INPE, PUC-PR, Secretaria do Estado da Educação, SENAR-Paraná, Sociedade Porvir Científico Colégio Agrícola La Salle, UFFS, UFSM, UNICENTRO, UNIOESTE, Unipar, UNIVALI, UFRRJ, Universidade Braz Cubas, UDESC, UNOESC, UEM, UFGD, UNOCHAPECÓ, ESALQ/USP, IAPAR, etc.

Durante o evento, foram proferidas palestras como “Matemática aplicada à saúde: um universo de possibilidades” (ministrada pelo Prof. Dr. Cícero Hildenberg S. Oliveira); “A Estatística está em todo Lugar” (Prof. Dr. Leonardo Siqueira Glória); “Técnicas de Análise Multivariada na Área Rural e Biológica” (Prof. Dr. Solon Jonas Longhi); “A Matemática na Ciência e Tecnologia de Alimentos” (Profª. Drª. Cleusa I. Weber). Ocorreram também momentos de descontração como a apresentação da Orquestra da UTFPR do Câmpus de Francisco Beltrão, a apresentação de danças do Stúdio Giane Bellè. Outro destaque do evento foi a demonstração de Mini-Foguetes realizada pela Profª. Drª. Tina Andreolla, seguida pelos relatos de sua experiência na palestra “Análise de Aspectos de Astronomia e Astronáutica”.

Eventos como este são de extrema importância para Dois Vizinhos e região e, demonstram a importância e a abrangência da UTFPR, tanto na região Sudoeste do Paraná como em nível nacional.