Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Manejo Florestal na UTFPR-DV

Manejo Florestal na UTFPR-DV

publicado: 09/02/2018 15h25 última modificação: 09/02/2018 15h25

O grupo de Manejo Florestal da UTFPR está fazendo a retirada de árvores de uva-do-japão (Hovenia dulcis Thunb.) e de outras espécies nativas sem valor comercial e com elevado número de indivíduos. O objetivo da intervenção é normalizar a floresta e abrir espaço para aumentar a diversidade. Junto ao corte de espécies indesejadas foi feito o plantio das espécies: Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze), Cedro (Cedrela fissilis Vell.), Canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.), Louro pardo (Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex Steud.), Canjerana (Cabralea canjerana (Vell.) Mart.) e Guajuvira (Cordia americana  (L.) Gottshling & J.E.Mill.) no remanescente florestal do Campus Dois Vizinhos. Fizeram parte os pesquisadores Elisabete Vuaden, Veridiana Padoin Weber, Mauricio Romero Gorenstein, Claudio Thomas, Edgar de Souza Vismara, Solon Jonas Longhi, Álvaro Boson de Castro Faria, Diovane Caon, Patrícia Fernandes e vários alunos que participaram de estágios no LAMAF. O enriquecimento visa aumentar o número de espécies da comunidade florestal através da implantação de populações arbóreas de interesse ecológico e econômico, algumas com alto risco de extinção na região. Será avaliada a sobrevivência e o crescimento dessas mudas ao longo do tempo. Outras espécies serão plantadas na mata, principalmente aquelas fruteiras regionais atrativas à fauna e com potencial comercial. O objetivo do manejo é tornar a floresta mais valiosa através de práticas de manejo de madeiráveis, não madeiráveis e serviços ecossistêmicos. Agradecemos ao Sr. Refatti e demais funcionários da COEXP, pelo abate das árvores, à COPEL pela doação das mudas e ao Prof. Américo Wagner Junior pelo acondicionamento das mudas no viveiro. Esse trabalho faz parte do projeto “Alternativas de Manejo Florestal para reestruturação e obtenção de produtos madeireiros de interesse econômico de um remanescente florestal no Sudoeste do Paraná” coordenado pela professora Elisabete Vuaden e está sendo realizado com recursos do CNPq.