Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Núcleo de Diversidades

Núcleo de Diversidades

O Núcleo de Diversidades em parceria com a Associação Atlética Acadêmica da UTFPR de Dois Vizinhos, promoveu o evento “Abuso e Exploração Sexual Infantil. Não fique calado, Denuncie!”
publicado: 16/05/2018 17h50 última modificação: 16/05/2018 17h50

No dia 14 de maio, foi realizado, pelo Núcleo de Diversidades em parceria com a Associação Atlética Acadêmica da UTFPR de Dois Vizinhos, o evento intitulado “Abuso e Exploração Sexual Infantil. Não fique calado, Denuncie!”, com o intuito de discutir a respeito e conscientizar a sociedade local e acadêmica quanto à existência e importância de estar sempre atento a esse assunto.

O Evento contou com a presença de Juliano Rodas (Presidente do Conselho Tutelar de Dois Vizinhos), Lucelia Almeida Rocha (Assistente Social do CREAS-DV), Cleiton Carnin (Psicólogo do CREAS-DV) e Daniela Brun Polo (Assistente Social da UTFPR) para compor a mesa redonda, além do público participante, que chegou a um total de 94 pessoas presentes entre alunos, professores e técnicos administrativos.

No decorrer do evento, cada um dos membros que compuseram a mesa fez uma sucinta apresentação a respeito de seu trabalho e qual a conexão do cargo que exercem com a temática do evento, além de apresentarem dados estatísticos e uma breve contextualização histórica e social, que foram utilizados como uma forma de introdução à discussão.

Após a apresentação, foi aberto o espaço para discussão da temática, onde foram abordados temas como caracterização, causas, prevenção e consequências do abuso e da exploração sexual infantil, legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), formas de denúncia, procedimentos de investigação, penalização dos agressores, proteção e apoio às vítimas.

Ao final da discussão, os membros da mesa agradeceram à UTFPR-DV por possibilitar sua presença e parabenizaram a equipe do Núcleo de Diversidades pela iniciativa, além de enfatizar a importância de fomentar a discussão do tema para que a Universidade possa cumprir seu papel de além de formar profissionais de qualidade, formar cidadãos e contribuir para o desenvolvimento social de seus alunos e consequentemente construir uma sociedade melhor e consciente.