Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias, DIREC-DV, promoveu Palestra “Agendas Mundiais de Desenvolvimento: histórico e contextualização. Ferramentas para o monitoramento dos indicadores dos ODS – Portal ODS. O papel das organizações no alcance das metas brasileiras.”
publicado: 22/10/2018 16h40 última modificação: 22/10/2018 16h42

Na última quinta-feira, dia 18, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias, DIREC-DV, promoveu a Palestra “Agendas Mundiais de Desenvolvimento: histórico e contextualização - Ferramentas para o monitoramento dos indicadores dos ODS – Portal ODS - O papel das organizações no alcance das metas brasileiras.” Na oportunidade, mais de 200 pessoas, entre comunidade do Câmpus, alunos do Colégio Sesi, Secretário Municipal de de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e comunidade em geral, prestigiaram a palestrante Priscila da Paz Viera, que é coordenadora  do Centro Internacional de Formação de Atores Locais – CIFAL Curitiba, Centro vinculado ao UNITAR – Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa.  A palestrante apresentou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e como as instituições públicas podem ajudar à alcançar as metas.
Na sequencia, a Profa. Flavia Gizele Konig Brun, ganhadora do Prêmio SESI Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016 pelo projeto "Dois Vizinhos mais verde: programa de arborização participativa para a sustentabilidade urbana de Dois Vizinhos/PR” e ganhadora da Menção Honrosa em 2017 pelo projeto "Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul", apresentou seus projetos relacionados à arborização urbana.
A Profa. Gracielle Johann fez uma explanação sobre o Plano de Logística Sustentável da UTFPR, que visa atender a legislação no sentido de inserir nas estratégias de gestão o uso racional de recursos e a incorporação de práticas de sustentabilidade na cultura da nossa instituição.
Esse ano, a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos tem o privilégio de receber o Selo SESI ODS 2018, pelos projetos "Avaliação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos gerados nos blocos administrativos da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos", desenvolvido pela Profa. Gracielle Johann e "Sala verde nas ondas do Rio Iguaçu: a dimensão política da Educação Ambiental em projetos interdisciplinares", da Profa. Anelize Queiroz Amaral.
O Selo SESI ODS 2018 é um reconhecimento para as instituições que realizam projetos relacionados aos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), contribuindo assim, para o alcance desta agenda mundial de desenvolvimento no Estado do Paraná. Trata-se de uma arte que significa o comprometimento com a causa dos ODS. Este selo poderá ser utilizado em materiais promocionais das entidades certificadas, exceto na venda de produtos/serviços, no período de um ano a contar da data da entrega.