Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Pesquisa

Pesquisa

Docentes e discentes da UTFPR-DV participam do XXV Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO)
publicado: 14/10/2019 12h58 última modificação: 11/01/2023 16h01

O maior congresso mundial de pesquisa da área florestal foi realizado pela primeira fez na América Latina e Curitiba foi a cidade escolhida para sediar o evento. O XXV Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) ocorreu de 25 de setembro a 5 de outubro de 2019 e contou com a presença de delegações de cerca de 90 países e mais de 2.500 participantes. Esse ano, o lema do evento era “Pesquisa Florestal e Cooperação para o desenvolvimento sustentável”, mostrando que a pesquisa florestal, que muito tem avançado nas últimas décadas, precisa cooperar muito mais entre si, independentemente de países ou sedes onde é realizada.

Docentes e alunos de graduação e pós-graduação ligados ao curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmus Dois Vizinhos levaram suas contribuições científicas inseridas em diversas temáticas do evento, as quais versaram sobre novos conhecimentos em espécies de importância para o Brasil, tais como Eucalipto, Araucária, Erva-mate, Canafístula, Pau-marfim e outras; sistemas de integração lavoura, pecuária floresta (ILPF); fomento florestal; ecologia e arborização urbana com espécies nativas; política, legislação e manejo florestal; e tecnologia de produtos florestais. Foram apresentados 15 trabalhos científicos oriundos das pesquisas feitas no câmpus Dois Vizinhos,  tanto de forma oral como em poster, além da contribuição dos pesquisadores do curso em trabalhos realizados em parceria com outras instituições do Brasil e exterior.

Segundo a opinião da delegação da UTFPR-DV, “a interação com pesquisadores de várias partes do mundo foi um dos aspectos mais positivos do evento, além de mostrarmos ao mundo, as pesquisas realizadas por docentes e discentes do Curso de Engenharia Florestal, um dos melhores cursos do Brasil e com pesquisas cada vez mais avançadas e sempre focadas em problemas que realmente afetam a sociedade”.

O próximo congresso da IUFRO será em Estocolmo-Suécia, em 2024. Os anais do evento, estão disponíveis em: http://iufro2019.com/wp-content/uploads/2019/10/Anais_Iufro_Final_08_10.pdf.