Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Gestão da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos realiza reunião sobre Planejamento Estratégico
publicado: 29/10/2017 08h26 última modificação: 29/10/2017 08h28
No dia 27 de outubro, a atual gestão da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos esteve reunida com a gestão anterior para fazer um balanço geral do Planejamento Estratégico 2013-2017 - para tratar do Planejamento Estratégico 2018-2022. Esta reunião refere-se a primeira ETAPA das sete que foram estabelecidas e aprovadas pelo Fórum de Gestão Ampliado, para a elaboração do Planejamento Estratégico. Estiveram presentes o Diretor-Geral Everton Lozano e ex-Diretor-Geral Alfredo de Gouvea, os atuais e ex-Diretores de Graduação e Educação Profissional, Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação, Assessores Executivos, e atual Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Diretora de Planejamento e Administração, Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, e Assessora de Comunicação.
O Planejamento Estratégico é uma metodologia utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma instituição ou organização, suas ameaças e oportunidades, a partir de uma análise macro e microambiental. É uma ferramenta de gestão que possibilita estabelecer, de forma participativa, os objetivos e metas institucionais de curto, médio e longo prazo.
Foram discutidas linhas estratégicas como: Desenvolvimento da comunicação e dos procedimentos; desenvolvimento da extensão e inovação; desenvolvimento da infraestrutura; desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação; desenvolvimento do ensino e desenvolvimento profissional e humano. Os resultados serão compilados em um documento, que pautará as ações do Câmpus nos próximos anos. Veja abaixo as Etapas de desenvolvimento do Planejamento Estratégico:

• Etapa 1 - Análise das ações do planejamento estratégico 2013-2017, em conjunto, entre a gestão atual e a gestão anterior e a realização de um balanço, identificando o que foi realizado e o que ficou pendente. Paralelamente o Fórum Gestor também estará de posse do planejamento 2013-2017 para leitura.

• Etapa 2 - Análise da proposta da atual gestão, pelo grupo de Diretores e pelo Fórum Gestor.

• Etapa 3 - Análises internas e externas e o brainstorming, a serem coletadas individualmente entre TODOS OS SERVIDORES e ALUNOS (através de formulários eletrônicos). Os formulários serão preparados, abrangendo as mesmas áreas avaliadas no PDI.

• Etapa 4- Reuniões com grupos pequenos (de acordo com as áreas do PDI, organizando por diretorias/setores, nos casos necessários). Ex: Todas as sugestões coletadas de toda a comunidade serão triadas e separadas por grupos/diretorias e contrastadas com a análise do plano estratégico anterior, bem como as propostas da atual gestão. Os servidores lotados ou que atuam nas diretorias se reunirão e farão análise e compilação das sugestões. Obs: no caso da DIRGRAD, além de todos os servidores lotados nesta diretoria, participarão os coordenadores de curso de graduação. No caso da DIRPPG, os coordenadores da pós-graduação.

• Etapa 5- Após a triagem e compilação realizada por cada diretoria/área os resultados serão apresentados e validado pelo Fórum Gestor;

• Etapa 6 - Contrastação do análise do relatório do PDI e as propostas geradas e compiladas no Câmpus. Tal etapa será realizada pela equipe de diretores e chefias de setores, conforme o PDI.

• Etapa 7 - Elaboração do relatório final e publicação para todos os servidores e alunos.