Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Prêmio José Maria Lamas da Silva
conteúdo

Notícias

Prêmio José Maria Lamas da Silva

Docente da UTFPR-DV recebe importante Prêmio de Pesquisa Avícola
publicado: 21/05/2018 14h41 última modificação: 21/05/2018 14h41

Entre os dias 16 e 18 de maio ocorreu a 35ª edição da Conferência FACTA, tradicional evento entre profissionais e acadêmicos do setor avícola. Neste ano  foram abordados temas relacionados à redução de perdas na cadeia avícola, otimização de processos e melhoria de produtividade sem perder de vista o controle de custos. Decisões inteligentes e em tempo-real foram discutidas sempre visando o bem-estar animal, a sustentabilidade do processo de produção e a responsabilidade social.
Nesse evento, ocorre o tradicional Prêmio José Maria Lamas da Silva, cujos trabalhos científicos são apresentados no primeiro dia do evento. Este prêmio visa congregar pesquisadores e interessados na aplicação do conhecimento técnico-científico para melhoria do setor avícola brasileiro. Durante o evento houve a habitual premiação dos trabalhos orais e pôsteres, escolhidos por comissões formadas por técnicos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento.
Em 2017 a Professora Dra. Angélica Signor Mendes participou como palestrante e nesse ano teve seu trabalho previamente selecionado para apresentação oral, compondo os 4 melhores trabalhos do setor “Outras Áreas”. O trabalho “Predição de peso ao abate em Frangos de corte”, desenvolvido em conjunto com a UTFPR-DV e importante agroindústria do setor, foi selecionado como melhor trabalho científico. Essa pesquisa é financiada pela Fundação Araucária e pela Capes com a concessão de duas bolsas de pós-doutoramento ligados ao Programa de Mestrado em Zootecnia da UTFPR-DV.
Ao longo dessa pesquisa, foram coletadas informações à campo com aves aos 14 e 21 dias garante a predição do peso final ao abate aos 30 dias, reduzindo perdas para a indústria e para o avicultor ao conduzir o lote com o peso griller desejado ao frigorífico, visto que é uma exigência do mercado internacional. Os pesquisadores finalizaram o estudo desenvolvendo um software e um aplicativo de celular para uso imediato na granja, ou seja, o avicultor ou extensionista insere as informações previstas e já sabe o peso das aves no momento que irão ser abatidas. Essa etapa, contou com a colaboração de bolsista do curso de graduação em Engenharia de Software da mesma instituição, fortalecendo a ideia que o futuro das pesquisas aplicáveis à campo, em qualquer área, é a multidisciplinaridade dos envolvidos.